O homem acusado de cinco crimes de homicídio em Aguiar da Beira, que esteve fugido mais de três semanas, não vai estar presente na sala de tribunal para conhecer a sua sentença. A informação foi avançada pela TVI24 e confirmada ao Observador pela advogada, Mónica Quintela.

Ao Observador, Quintela confirmou que a defesa apresentou um requerimento para que Pedro Dias não assista presencialmente à leitura da sentença, marcada para este dia 8 de março, e que este foi aceite pelo tribunal da Guarda. “Ele está com uma crise complicada de coluna“, explicou a advogada, acrescentando que o transporte, algemado, na carrinha celular é “complicado”.

Para além disso, terá de estar presente em Tondela na sexta-feira, a propósito de um outro julgamento onde está acusado de furto de aves — e no qual irá estar presente. Por estas razões, o tribunal aceitou que o arguido assista à sessão por vídeo-conferência.

Recorde-se que Pedro Dias está acusado de cinco crimes de homicídio (três consumados e dois tentados, tendo o Ministério Público pedido que um deles passasse ao crime de ofensa à integridade física), três sequestros, dois roubos e três detenções de arma proibida, relacionados com os eventos que ocorreram entre 11 de outubro e 8 de novembro de 2016.

Em tribunal, o arguido — que esteve presente em todas as sessões até à data –, manteve-se em silêncio até ter sido concluída toda a produção de prova. Na última sessão do julgamento, antes das alegações finais, apresentou a sua versão dos factos, garantindo que foi agredido pelos militares da GNR e que não matou os civis. O Ministério Público pediu que lhe fosse aplicada a pena máxima de 25 anos de prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR