8 de março. Milhões de mulheres saíram à rua esta quinta-feira para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e pedir mais segurança, menos violência e mais afinco na proteção dos direitos do sexo feminino em todo o mundo. Tochas, flores, cartazes, máscaras e até panelas foram usadas nas manifestações para celebrar a evolução da luta pela igualdade de género, mas também para exigir uma luta mais aprofundada pelos direitos da mulher. Entre os países que participaram nestas manifestações estão Espanha, Itália, Quénia e Índia.

Algumas empresas também têm celebrado o Dia da Mulher, nas ruas ou nas redes sociais. Alguns restaurantes da cadeia alimentar McDonald’s inverteram o logótipo para homenagear as mulheres. Outras têm projetado o símbolo de Vénus, associado às mulheres, nos edifícios-sede e até o Palácio de Westminster está a emitir mensagens em várias línguas com referências à importância do papel da mulher na sociedade.

Espanha está a marcar a diferença com uma “greve feminista” à escala nacional. Mais de 10.000 pessoas concentraram-se na Praça Cibeles, no centro de Madrid, para uma manifestação com o lema “Vivas, livres e unidas pela igualdade”.

Veja as imagens na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR