Os 10 tripulantes do navio Betanzos, de bandeira espanhola, que se encontra encalhado no rio Tejo vão ser retirados esta tarde por um helicóptero da Força Aérea portuguesa, refere a Autoridade Marítima Nacional em comunicado no site.

Os trabalhos de resgate terão início pelas 15 horas e serão coordenados pelo capitão do Porto de Lisboa, em articulação com o Centro de Operações Marítimas.

A decisão de resgate foi tomada pelo capitão do Porto de Lisboa, Coelho Gil, em articulação com o armador do navio depois da reunião decorrida esta manhã. O armador apresentou ao capitão do Porto de Lisboa um novo plano de remoção do navio que inclui um rebocador de maiores dimensões, que virá de Gibraltar, e um cabo com maior capacidade de tração.

Navio encalhado no rio Tejo aguarda rebocador maior

O agravamento das condições meteorológicas justifica a medida preventiva de segurança dos tripulantes que até ao momento se encontravam no interior do navio sem problemas.

As ações de remoção do navio, que se encontra no Bugio deste a 1 hora de terça-feira, serão retomadas assim que as condições de segurança o permitam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR