A direção e a SAD do Benfica reuniram esta sexta-feira e emitiram um comunicado onde reiteram a “integral confiança” em Paulo Gonçalves, assessor jurídico do clube envolvido na operação “E-toupeira”.

Leia o comunicado na íntegra:

“A Direção do Sport Lisboa e Benfica e o Conselho de Administração da Benfica SAD vêm comunicar aos seus sócios, adeptos, parceiros e colaboradores o seguinte:

• Após tomarem conhecimento da notícia pública da decisão proferida no passado dia 7 de março pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, reuniram no dia de hoje;

• Depois de analisada toda a informação disponível, reuniram com o Departamento Jurídico e posteriormente com os advogados do Sport Lisboa e Benfica.

Realizadas as referidas diligências, deliberaram, por unanimidade, manter a sua integral confiança em Paulo Gonçalves, aguardando com serenidade a conclusão do processo e reiterando uma vez mais a sua total colaboração para com as autoridades judiciais.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta terça-feira, a Polícia Judiciária deteve o diretor do departamento jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e um técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça, José Silva, no âmbito da operação “e-toupeira”, sendo suspeitos dos “crimes de corrupção ativa e passiva, acesso ilegítimo, violação de segredo de justiça, falsidade informática e favorecimento pessoal”, como explicou a PJ. Em resumo, a investigação acredita que os encarnados teriam montado uma rede junto do sistema judicial para recolher informações de processos que envolvem o clube (além dos rivais, FC Porto e Sporting) e que corriam, sobretudo, no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

Paulo Gonçalves e José Silva, que passaram a noite detidos no Estabelecimento Prisional anexo da Polícia Judiciária, foram presentes esta quarta-feira a um juiz do Tribunal de Instrução Criminal para primeiro interrogatório. O assessor jurídico do Benfica e o técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça terão ficado em silêncio. As medidas de coação foram conhecidas umas horas depois: Paulo Gonçalves, para quem o Ministério Público tinha pedido a proibição de entrar no estádio da Luz, entre outras medidas, saiu em liberdade e ficará apenas proibido de contactar com os restantes arguidos no processo, estando indiciado por corrupção ativa e violação do segredo de Justiça em co-autoria, ao passo que José Silva ficou em prisão preventiva, estando indiciado por corrupção passiva, favorecimento pessoal, violação de segredo de Justiça, falsidade informática e acesso ilegítimo e burla informática.

Casos vouchers, emails, Lex e e-toupeira: o que pode acontecer ao Benfica e aos seus dirigentes

Rui Vitória: “O futebol português já está em ebulição há algum tempo”

Na antevisão ao jogo com o Desportivo dos Aves, o treinador do Benfica recordou que o futebol português “já está em ebulição há algum tempo”. Rui Vitória explicou que resguarda os seus jogadores de todas as notícias, principalmente do processo “E-toupeira”, na Caixa Futebol Campus, no Seixal.

“Estamos a viver no futebol português e, no nosso caso em particular, o futebol português está em ebulição há algum tempo e temos alguma preparação, temos vivido com dificuldades dessa natureza. Os meus jogadores estão preparados, temos a capacidade de distinguir a função dentro do campo e a vida particular. Há algo que nos favorece muito, que é o Caixa Futebol Campus. É a caixa forte. Estamos preparados para o jogo de amanhã, estamos prontos e vacinados para o que é o futebol português”, disse o treinador do Benfica na conferência de imprensa.