Obrigado por ser nosso assinante. Beneficie de uma navegação sem publicidade intrusiva.

Quem gosta de conduzir prefere as caixas manuais ou, no limite, as caixas robotizadas ou de dupla embraiagem, soluções que garantem o melhor de dois mundos, permitindo por um lado o total controlo ao condutor e, por outro, uma maior rapidez no passar de caixa. Mas nada disto se compara com este verdadeiro ‘horror’ da tecnologia: uma caixa de velocidades com três alavancas, que obriga o condutor a verdadeiros malabarismos para ir de 1ª até à 20ª relação.

Mas não se preocupe, se está atemorizado com a possibilidade de, um dia, poder vir a ter uma caixa de velocidades com três alavancas no seu pequeno citadino ou utilitário, o que transformaria a sua utilização em condições urbanas numa enorme tortura. A caixa em questão está montada num camião king size, um Kenworth W900L, um curioso caso de sucesso, uma vez que é produzido com pequenas alterações – muito pequenas, mesmo – desde 1961.

O Kenworth W900 é o típico camião pesado (é um classe 8, ou seja o mais potente e capaz de puxar pelas maiores cargas) e esta versão L é uma das mais recentes, introduzida em 1989. O modelo está disponível com vários motores, da Caterpillar à Cummins, passando pela Detroit Diesel e Paccar, fornecendo até 625 cv. Ao longo da sua longa história, foi equipado com diversas caixas de velocidades, com 13 e 18 velocidades, além de uma automática. Mas teve uma caixa que está para os camiões como o maquinismo conhecido como turbilhão está para os relógios: é exclusivamente mecânico e de uma complexidade extrema, visando desempenhar uma função que hoje é possível garantir de forma muito mais simples e eficaz.

Mas este Kenworth W900L é decididamente uma obra de arte, com que até o esforçado condutor parece concordar. Tem 20 mudanças, acessíveis através de múltiplas conjugações de três alavancas, num puzzle que torna o xadrez um jogo de bebés. Aprecie o vídeo que vale a pena:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform 8JwjRMuN]

E já que está a apreciar as complexas caixas dos camiões tradicionais, espreite aqui para ver uma solução similar, apenas com 13 velocidades, mas muito mais fácil de operar. Note que o traje “pintas” do condutor, bem como a sua atitude, é um extra que o fabricante não disponibiliza no rol do equipamento de série…

[jwplatform Qs92cxt0]