Quem gosta de conduzir prefere as caixas manuais ou, no limite, as caixas robotizadas ou de dupla embraiagem, soluções que garantem o melhor de dois mundos, permitindo por um lado o total controlo ao condutor e, por outro, uma maior rapidez no passar de caixa. Mas nada disto se compara com este verdadeiro ‘horror’ da tecnologia: uma caixa de velocidades com três alavancas, que obriga o condutor a verdadeiros malabarismos para ir de 1ª até à 20ª relação.

Mas não se preocupe, se está atemorizado com a possibilidade de, um dia, poder vir a ter uma caixa de velocidades com três alavancas no seu pequeno citadino ou utilitário, o que transformaria a sua utilização em condições urbanas numa enorme tortura. A caixa em questão está montada num camião king size, um Kenworth W900L, um curioso caso de sucesso, uma vez que é produzido com pequenas alterações – muito pequenas, mesmo – desde 1961.

O Kenworth W900 é o típico camião pesado (é um classe 8, ou seja o mais potente e capaz de puxar pelas maiores cargas) e esta versão L é uma das mais recentes, introduzida em 1989. O modelo está disponível com vários motores, da Caterpillar à Cummins, passando pela Detroit Diesel e Paccar, fornecendo até 625 cv. Ao longo da sua longa história, foi equipado com diversas caixas de velocidades, com 13 e 18 velocidades, além de uma automática. Mas teve uma caixa que está para os camiões como o maquinismo conhecido como turbilhão está para os relógios: é exclusivamente mecânico e de uma complexidade extrema, visando desempenhar uma função que hoje é possível garantir de forma muito mais simples e eficaz.

Mas este Kenworth W900L é decididamente uma obra de arte, com que até o esforçado condutor parece concordar. Tem 20 mudanças, acessíveis através de múltiplas conjugações de três alavancas, num puzzle que torna o xadrez um jogo de bebés. Aprecie o vídeo que vale a pena:

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E já que está a apreciar as complexas caixas dos camiões tradicionais, espreite aqui para ver uma solução similar, apenas com 13 velocidades, mas muito mais fácil de operar. Note que o traje “pintas” do condutor, bem como a sua atitude, é um extra que o fabricante não disponibiliza no rol do equipamento de série…

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