Marine Le Pen, a única candidata à sua sucessão, foi reeleita, sem surpresas, presidente do partido francês Frente Nacional com 100% dos votos expressos, após uma votação por correspondência, cujos resultados foram proclamados hoje na convenção do partido.

A líder da Frente Nacional, de 49 anos, começa um terceiro mandato como líder do partido que preside desde que assumiu o cargo de pai em 2011 e para o qual irá propor um novo nome hoje à tarde, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Ex-conselheiro de Trump com Le Pen. “Deixem que vos chamem racistas”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Proposta para novo nome do partido foi slogan em 1986

No congresso da Frente Nacional, Marine Le Pen propôs também a alteração do nome do partido para Rassemblement National, traduzível para Reencontro Nacional. Perante os militantes, a presidente do partido defendeu a mudança de nome do partido referindo que a atual designação “é para muitos franceses um travão psicológico”.

“O nome Frente Nacional é portador de uma história épica e gloriosa que ninguém pode negar. Mas vocês sabem que ele é para muitos franceses um travão psicológico. Vocês compreenderam isso porque têm encontrado outros eleitores, e para alguns deles é um travão para se juntarem a nós ou para votarem e nós”, disse.

Sobre o novo nome, disse que este “carrega uma mensagem política” e que indica o conteúdo do nosso projeto político para França”. A palavra Rassemblement foi escolhida por causa da “vontade de reencontro” entre os franceses. “Numa altura em que a maioria dos franceses querem um reencontro de todas as energias, este nome deve ser um grito de união, um apelo a que nos unamos, lançado a todos que têm a França no coração”, disse.

A proposta de mudança não inclui o logótipo do partido, que deverá continuar a ser composto de chamas com as cores da bandeira francesa.

“Reencontro Nacional” já tinha sido o lema da Frente Nacional nas legislativas de 1986, aquele partido de extrema-direta, então liderado por Jean-Marie Le Pen, pai da atual líder, teve 9,65% dos votos.

O congresso da Frente Nacional acontece menos de um mês depois do congresso fundacional d’Os Patriotas, partido fundado pelo antigo número 2 de Marine Le Pen, Florian Philippot.

Ex-número 2 de Marine Le Pen funda novo partido e critica a Frente Nacional