786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fotogaleria. A campanha com homossexuais que pôs uma empresa sob fogo no Instagram

Este artigo tem mais de 5 anos

Habituada à controvérsia, a marca de fatos Suit Supply lançou uma campanha com casais homossexuais a beijarem-se e abraçarem-se junto a uma piscina. Perdeu 10 mil seguidores no Instagram à conta dela.

10 fotos

Tudo começou quando, a 21 de fevereiro, a Suit Supply lançou uma nova campanha publicitária que levantou burburinho nas redes sociais. Quando esta marca de fatos holandesa divulga novas coleções, sabe-se à partida que vai causar polémica: com modelos quase sempre a posar com mulheres seminuas ou em cenários de poder e domínio, a Suit Supply já foi várias vezes adjetivada de sexista, misógina e preconceituosa. Desta vez, a campanha foi mais arrojada do que o costume: a empresa publicou uma série de fotografias onde mostram casais homossexuais em cenários românticos junto a uma piscina. À conta disso, perdeu 10 mil seguidores no Instagram ao longo das últimas duas semanas.

View this post on Instagram

New Spring Summer 2018 | Find Your Perfect Fit

A post shared by Suitsupply (@suitsupply) on

Desde então, a marca publicou três fotografias de homens com fatos a beijarem-se ou acarinharem-se. O conceito não foi bem recebido por todos: um cliente chamado Zly Krystian escreveu que deixaria de comprar os fatos da Suit Supply: “Não me importa o que as pessoas fazem em casa, mas usar isso numa campanha é doentio”. Outro, Steve Ingram, comentou que as imagens eram “satânicas e inaceitáveis”. E Artyom Ustinov, chamou “bicha” à Suit Supply, exigiu um pedido de desculpas e pediu que o responsável pelo marketing da empresa fosse despedido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de ter perdido 10 mil seguidores desde então, as três fotografias que a Suit Supply publicou com esta campanha tem um número de “gostos” muito superior às outras fotos: enquanto as publicações anteriores a esta campanha raramente passavam dos 9 mil “gostos”, a nova campanha já recebeu 40 mil. E nem todos os comentários eram negativos: Colin Iles disse que só começou a seguir a Suit Supply por causa da campanha “inclusiva”; Hugo Koelewijn adjetivou-a de “corajosa e ousada”, alinhada com os valores da empresa “que são sermos autênticos e fiéis a nós mesmos”; e Mike Hawke pediu que a marca não desse importância às pessoas que abandonaram a página: “Vocês não os querem como clientes, de qualquer modo”.

De facto, a empresa não recuou. Entrevistado por um jornal holandês, o CEO da empresa, Fokke De Jong, explicou: “A atração entre as pessoas é uma parte importante do design de moda. Uma campanha que fala da atração entre homens impunha-se há muito e é particularmente relevante para a marca”. Fokker De Jong sabe que uma campanha como estas “pode ter um impacto negativo”, por isso ela não vai ser lançada em países como a Rússia ou os Emirados Árabes Unidos: “Se esta campanha acontecesse em países que não respeitam os direitos dos homossexuais, as nossas lojas fechariam imediatamente”, justifica-se.

Ainda assim, ela pode ser vista nas redes sociais da empresa: uma das fotografias desta campanha, que ilustra a nova coleção de primavera/verão, foi posta como imagem de perfil no Facebook da Suit Supply. E há um vídeo dela no lugar da imagem de capa. Pode ver o vídeo com pouco menos de 40 segundos lá em cima. E analisar as imagens por detrás da polémica na fotogaleria.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora