Carros iguais, sem qualquer característica distintiva ou traço de originalidade? Não, não é para nós. O carro é uma extensão de cada um, a nossa segunda pele e um orgulho pessoal. É o que nos permite ser quem somos e chegar mais longe. É por isso que recusamos um automóvel que se limita a ser uma mera repetição de milhares. Todos iguais, sem identidade nem nada que os distinga uns dos outros. É essa a razão por que nos incluímos no grupo, cada vez maior, dos que personalizam o seu carro. Porque todos decoramos a casa quando a compramos – adaptando-a, melhorando-a, conferindo-lhe uma alma. Tornando-a realmente nossa. A casa é o refúgio de muitos. E o carro é o nosso.

Quando o assunto é transformação do automóvel, a preferência vai sempre para produtos tecnologicamente evoluídos que permitam uma alta performance, um elevado desempenho. A velocidade é o que mais seduz, pelo que procuramos marcas que nos oferecem exatamente aquilo que queremos. Como a Continental, uma das principais fornecedoras das marcas de tuning de todo o mundo. Presença assídua na transformação dos carros dos famosos e dos amantes das quatro rodas em geral, a Continental tem vindo a percorrer um longo caminho, merecendo hoje a total confiança de quem faz do carro a sua vida.

Tuning da Continental de parabéns

Mostrar Esconder

Há mais de 25 anos (as bodas de prata foram celebradas no ano passado) que a Continental tem um Departamento de Tuning, dedicado em exclusivo ao desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado de alteração de veículos. Entre a investigação que desenvolve, destaca-se a que diz respeito a pneus feitos por medida para automóveis modificados e de alta performance para parceiros internacionais de prestígio, nomeadamente, Abt, AC Shnitzer, Lorinser, Heico and Techart, Brabus, Startech ou Arden and Eco Competition.

Velocidades de 325 ou 321 km/h (com pneus ContiSportContact 2 e ContiCrossContact UHP, respetivamente) são algumas das vitórias que constam do palmarés deste departamento.

Os melhores pneus para o melhor na estrada

Entre os diversos aspectos a que um apreciador de carros mais presta atenção destacam-se os pneus. A razão é fácil de perceber: é neles que assenta grande parte da responsabilidade de atingir um bom desempenho em segurança. Aos pneus cabe garantir o contacto com o solo, rodar por todo o tipo de estradas nas mais diversas condições, fazê-lo durante horas a fio sem parar, aguentar o peso da carga, escoar a água das superfícies molhadas para evitar aquaplanagem, assegurar estabilidade e permitir boas travagens. Além disso, espera-se que sejam duradouros e capacitem uma condução confortável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas se estivermos a falar de carros alterados, com o objetivo de atingir desempenhos ímpares, então a exigência é ainda mais elevada. E a tudo o que foi referido antes soma-se agora a importância de os pneus possibilitarem acelerações rápidas, curvas a altas velocidades e travagens eficazes em distâncias curtas. Para o conseguir é importante confiar em pneus UHP (Ultra High Performance), como os comercializados pela Continental.

Performance e velocidade

Sabe-se que o aumento da performance tem uma relação direta com a velocidade. Enquanto os pneus produzidos para equipamentos de série são limitados eletronicamente a 250 quilómetros por hora, os modelos personalizados ultrapassam essa fasquia, chegando aos 300 quilómetros por hora. Na linha destes últimos, os pneus UHP permitem uma melhoria do desempenho na estrada, sendo definidos pelo tamanho. Quanto maior for o tamanho da jante (neste caso, jante igual ou superior a 17 polegadas), menor é a parede lateral, o que proporciona maior estabilidade e resiliência.

Neste segmento, a Continental disponibiliza o SportContact 6, um pneu aprovado para velocidades até 350km/h, apresentando o melhor rating de velocidade entre todos os produtos desenvolvidos pela empresa alemã para equipamentos de série. São três as principais características que tornam o SportContact 6 a melhor escolha por quem preza a velocidade sobre quatro rodas:

Elevada aderência – Fabricado com um inovador composto de borracha – Black Chili – que garante melhor aderência e adaptação à estrada. Tem a particularidade de estabelecer ligações atómicas temporárias entre o composto e o solo, que funcionam como pequenas almofadas de sucção a nível nanoscópico, reforçando a aderência. A melhoria de performance verifica-se durante a travagem, realização de curvas e aceleração, tanto em piso molhado como seco.

Maior resistência às forças vetoriais – Piso do pneu com design melhorado, incluindo novos blocos laterais, que garantem melhor precisão da direção e suporte em qualquer manobra, especialmente nas curvas.

Novo material de reforço – Recurso à tecnologia Aralon350, uma fibra sintética muito resistente, utilizada para reforçar o piso do pneu, permitindo melhor controlo mesmo a velocidades elevadas.