A cantora colombiana Shakira está a ser investigada por alegadamente ter defraudado o fisco espanhol em mais de 10 milhões de euros em três anos, escreve esta sexta-feira o jornal El País. Em causa está o período entre 2012 e 2014 em que a artista deveria ter pago impostos em Espanha por ser residente naquele país. Shakira poderá enfrentar, no espaço de três semanas, uma acusação caso o Ministério Público aceite a denúncia feita pela Agência Tributária no final de 2017.

O fisco espanhol iniciou uma investigação para determinar se a cantora vive desde 2011 — altura em que tornou pública a sua relação com o jogador Piqué — em Barcelona. A lei, cita o El País, considera um residente fiscal um cidadão que passe pelo menos metade do ano a viver em Espanha.

Os agentes da Agência Tributária Espanhola examinaram o dia a dia da cantora, tendo, para isso, visitado os estabelecimentos que Shakira mais frequenta, além de terem analisado as suas redes sociais, Instagram incluído. Conclusão? Apesar de ser uma artista internacional, que passa muito tempo em palcos por este mundo fora, a partir de 2011 começou a passar a maior parte do seu tempo em Espanha — o ano de 2011 não é considerado na investigação uma vez que já prescreveu em termos fiscais.

Durante esta investigação, esclarece o jornal já citado, os advogados de Shakira não terão colaborado o suficiente e limitaram-se a dizer que a cantora tinha a sua residência no paraíso fiscal das Bahamas, onde tem uma casa desde 2004. Os 10 milhões de euros são um valor provisório.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR