A Torre de Belém, em Lisboa, vai reabrir ao público na terça-feira, depois de ter estado encerrada por motivos de segurança devido ao mau tempo, indicou esta segunda-feira fonte da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Contactada pela agência Lusa sobre o ponto da situação do monumento, encerrado desde dia 28 de fevereiro devido às condições climáticas adversas, fonte da DGPC indicou que não se registaram quaisquer danos devido ao mau tempo sentido neste último fim de semana. A Torre de Belém reabre na terça-feira, uma vez que hoje, segunda-feira, é o dia de encerramento semanal.

De acordo com a mesma fonte, o monumento voltou a estar operacional depois de terem sido reparados danos na ponte de acesso pedonal e a quebra de vidros nas vigias dando entrada de humidade que danificou o sistema de eletricidade. No ano passado, a Torre de Belém registou 575.875 entradas, menos 16% do que em 2016, devido à introdução de uma política de limitação de entradas, por questões de segurança.

Construída no século XVI como torre de defesa da barra do Tejo, a partir da ocupação Filipina os antigos paióis deram lugar a masmorras, tornando-se ao longo do tempo um dos ícones da imagem arquitetónica histórica da capital. Está classificada como património nacional desde 1907, e património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1983.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR