Volkswagen

Volkswagen muda de ares para os lados de Wolfsburg

Serão investidos 400 milhões de euros na modernização da fábrica de Wolfsburg, o que reduzirá as emissões de CO2 em 1,5 milhões de toneladas por ano – o correspondente à poluição de 870 mil veículos.

Além de planear uma forte ofensiva em termos de automóveis eléctricos, já partir de 2019 com a introdução da nova gama I.D., a Volkswagen prepara-se para dizer adeus ao dióxido de carbono, investindo 400 milhões de euros na fábrica de Wolfsburg. A modernização desta unidade produtiva, que é também o “coração” da marca, visa prescindir do carvão como fonte de energia, substituindo-o por gás natural.

Com este investimento, o construtor espera caminhar no sentido de reduzir as emissões de CO2 até 60%, comparativamente ao actual desempenho da fábrica. Espera-se baixar em 1,5 milhões de toneladas as emissões anuais, número que corresponde àquilo que emitiriam cerca de 870 mil automóveis em circulação. Estimativa que a marca faz partindo de uma quilometragem média de 14.000 km, para veículos a gasolina, diesel e CNG. Mas este não será o único reflexo positivo para o ambiente, atendendo a que parte da energia produzida poderá ser armazenada e colocada ao serviço dos habitantes da cidade alemã. Nomeadamente, providenciando o aquecimento dos lares.

Até 2025, reduziremos o impacto ambiental em todo o Grupo Volkswagen em 45% em relação a 2010. A mudança das centrais de energia de carvão para gás é um passo importante – outros se irão seguir”, promete o CEO Matthias Müller.

A marca avança que serão produzidos 424 MW de electricidade, com 386 MW de energia térmica graças ao vapor. Por outro lado, a factura também terá um saldo positivo no que toca ao consumo de água e resíduos, com a Volkswagen a estimar poupanças também neste âmbito, ainda que sem apontar números concretos.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)