A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC, sigla em inglês) anunciou esta quinta-feira que a Mota-Engil vai realizar a partir de junho obras no valor de 51,7 milhões de euros para reabilitar um quilómetro de cais de acostagem. Os cais abrangidos pelas melhorias vão poder receber navios de maiores dimensões, tal como previsto no plano diretor do porto, referiu a sociedade em comunicado.

A reabilitação surge na sequência da dragagem que permitiu aprofundar o canal de acesso ao porto de Maputo, concluída em janeiro de 2017, e que representou um investimento de 70 milhões de euros. Aqueles trabalhos permitiram um aumento de 40% da capacidade de carga em Maputo e de 55% da capacidade de carga na Matola, desbloqueando um potencial que a MPDC espera ainda maximizar com as obras a realizar a partir de junho e até final do próximo ano.

A sociedade que gera a infraestrutura registou em 2017 um aumento de 22% dos volumes manuseados, com 18,2 milhões de toneladas de carga contra 14,9 milhões no ano anterior. Em 2018, o porto prevê ter entre mãos cerca de 22 milhões de toneladas de carga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR