Depois de dois “brindes”, uma “fava”: o Sporting até tinha sido bafejado pela sorte nos sorteios dos 16 avos e dos oitavos de final da Liga Europa após o terceiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões (Astana e Viktoria Plzen), mas agora terá pela frente o adversário mais complicado que poderia encontrar na teoria nos quartos de final, o Atl. Madrid.

Apesar de serem conjuntos habituados às competições europeias, existe apenas um confronto em termos históricos entre ambos: em 2010, nos oitavos da Liga Europa, os leões empataram a zero em Espanha mas acabaram por ser eliminados após nova igualdade em Alvalade (2-2) com golos de Liedson, Polga e Kun Agüero (dois)… todos na primeira parte. Além do regresso de Simão ao reduto do conjunto verde e branco, a partida acabou por ser marcada pelos graves incidentes fora de campo entre adeptos dos dois clubes, com vários feridos a registar em Madrid e em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Chegando a esta fase da competição temos de estar preparados para tudo. Existem equipas que, tal como nós, poderiam estar na Liga dos Campeões. O Atl. Madrid é uma grande equipa, que disputa títulos nas competições em que entra mas o Sporting vai mostrar a sua identidade. Precisamos ter atitude e compromisso. Estes são os palcos onde queremos estar, porque se estamos aqui significa que estamos entre os melhores”, comentou André Geraldes, team manager dos leões, ao site do clube.

Comandados por Diego Simeone, os colchoneros estão na segunda posição do Campeonato a oito pontos do Barcelona e apresentam-se como uma das equipas favoritas à conquista da Liga Europa numa temporada especial em que o clube inaugurou o Wanda Metropolitano, estádio que sucedeu ao Vicente Calderón e que tem uma capacidade acima dos 67 mil espetadores. Apesar de ter perdido o lateral Filipe Luís até ao final da época por lesão, o Atl. Madrid tem uma autêntica parada de estrelas no atual plantel, sobretudo do meio-campo para a frente onde constam Diego Costa, Griezmann, Fernando Torres, Kevin Gameiro, Correa, Koke, Vitolo ou Saúl Ñíguez (Ferreira-Carrasco e Gaitán foram entretanto para a China).

Golos de Liedson e Polga foram insuficientes para o Sporting em 2010 por causa do bis de Agüero (FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images)

Desta forma, o calendário do Sporting até ao final da temporada (que já é aquela com mais jogos de sempre feitos na história do clube, 59, que poderão chegar aos 63 caso a equipa siga em frente nas provas europeias e na Taça de Portugal) será o seguinte:

18 de março: Rio Ave (casa), Campeonato
31 de março: Sp. Braga (fora), Campeonato *
5 de abril: Atl. Madrid (fora), Liga Europa
8 de abril: P. Ferreira (casa), Campeonato *
12 de abril: Atl. Madrid (casa), Liga Europa
15 de abril: Belenenses (fora), Campeonato *
18 de abril: FC Porto (casa), Taça de Portugal *
22 de abril: Boavista (casa), Campeonato *
26 de abril: meia-final da Liga Europa **
29 de abril: Portimonense (fora), Campeonato *
3 de maio: meia-final da Liga Europa **
6 de maio: Benfica (casa), Campeonato *
13 de maio: Marítimo (fora), Campeonato *
16 de maio: final da Liga Europa **
20 de maio: final da Taça de Portugal ***

* datas ainda a confirmar pela Liga
** em caso de apuramento nos quartos da Liga Europa
*** em caso de passagem à final da Taça de Portugal

O quadro completo dos quartos de final da Liga Europa é o seguinte:

– RB Leipzig (Alemanha)-Marselha (França)

– Arsenal (Inglaterra)-CSKA Moscovo (Rússia)

– Atl. Madrid (Espanha)-Sporting (Portugal)

https://twitter.com/EuropaLeague/status/974621451406979073

– Lazio (Itália)-RB Salzburgo (Áustria)