A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou esta sexta-feira que vai convocar uma greve nacional de trabalhadores dos museus, palácios e monumentos e sítios arqueológicos nos dias 30 e 31 de março.

De acordo com um comunicado da federação, esta ação de luta será convocada “pelo facto de o Ministério da Cultura persistir em não dar resposta ao conjunto de reivindicações apresentado pela FNSTFPS, para dar resposta aos problemas laborais existentes neste setor”.

De acordo com o mesmo comunicado, a federação irá realizar uma conferência de imprensa no dia 22 de março, pelas 15:00, para anunciar com mais pormenores os motivos da realização da greve nacional nestes espaços tutelados pelo Ministério da Cultura.

No ano passado, a mesma organização sindical convocou uma greve no setor durante o período da Páscoa, exigindo a resolução de questões ligadas à contratação, reposição e criação de carreiras especiais, o abono para falhas, o regulamento de entrega e transporte de valores, o regulamento de fardamento, as condições de saúde e segurança no trabalho, e a formação profissional, entre outras reivindicações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR