Donald Trump vai mesmo avançar com a demissão do Conselheiro de Segurança Nacional, H. R. McMaster, avança o Washington Post. A mudança, no entanto, não deverá acontecer imediatamente, pois o presidente americano não quer humilhar McMaster e, além disso, pretende que a escolha de um novo nome para ocupar o cargo seja feita de forma cuidadosa.

Para já, os candidatos mais fortes parecem ser John R. Bolton, embaixador dos EUA nas Nações Unidas, entre 2005 e 2006, durante o mandato de George W. Bush e ainda o Chefe de Gabinete do Conselho de Segurança Nacional, Keith Kellogg.

Donald Trump demite secretário de Estado Rex Tillerson. Pompeo é o novo chefe da diplomacia

Há ainda mais alguns nomes que podem estar na calha para substituir o atual Conselheiro de Segurança de Donald Trump, tal como avançou na quarta-feira a CNN: Safra Catz, administradora da Oracle; o diretor da Agência de Segurança Nacional Mike Rogers; e Stephen Biegun, vice-presidente da Ford. O nome de McMaster já tinha sido anunciado como estando próximo da saída pela ABC no da 1 março. Na altura a notícia foi desmentida pela Casa Branca e classificada como “fake news”.

A saída de McMaster, apesar de não ser imediata é já a quarta anunciada esta semana. Na segunda-feira saiu o assistente pessoal, John McEntee e no dia seguinte foi a vez do secretário de Estado, Rex Tillerson e do subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos, Steve Goldstein.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR