“Depois de 12 anos de casamento, decidimos seguir os nossos caminhos separados”, foi assim que Vanessa Haydon Trump e Donald Trump Jr. anunciaram a sua separação. Ao fim de mais de uma década, a mulher do filho mais velho de Donald Trump pediu o divórcio na quinta-feira, no Supremo Tribunal de Manhattan, escreve o New York Times.

Num comunicado conjunto, o casal disse que vão sempre “ter um tremendo respeito um pelo outro” e por ambas as famílias, acrescentando que tiveram “cinco crianças maravilhosas juntos e elas continuam a ser a nossa prioridade”. O casal pediu privacidade durante este momento.

Vanessa Trump não espera uma batalha legal pela custódia dos cinco filhos — três rapazes e duas raparigas, que nasceram entre 2007 e 2014 — nem pelos bens comuns, pelo que será um divórcio por mútuo consentimento, a chamada “via amigável”.

Os motivos do divórcio não são conhecidos, mas a imprensa norte-americana escreve que os dois se começaram a afastar devido às constantes viagens de negócios que Donald Trump Jr. faz, sobretudo desde que o pai foi eleito presidente dos Estados Unidos, e aos seus tweets controversos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vanessa Trump partilhava frequentemente posts do marido na sua conta de Twitter, mas tal deixou de acontecer nos últimos tempos. A última publicação que inclui Trump Jr. data de junho de 2017: uma fotografia de família a desejar um feliz aniversário ao presidente norte-americano. Também o filho mais velho do presidente tem partilhado fotos da vida familiar sem a presença da mulher.

Vanessa Trump, ex-modelo de 40 anos, e Trump Jr., 40, conheceram-se em 2003 e foi Donald Trump quem os apresentou. Em 2005 deram o nó: a cerimónia de casamento decorreu em Mar-a-Lago, o resort de Trump na Florida. O casal vive em Manhattan durante a semana e desloca-se frequentemente a Catskills nos fins-de-semana.

Há cerca de um mês, a esposa de Trump Jr. foi hospitalizada depois de receber um envelope com pó branco que era dirigida ao marido (que, veio depois a determinar-se, não era perigosa).