“Prefere dar um estalo a Rihanna ou um murro a Chris Brown?” Foi com esta pergunta que os utilizadores do Snapchat depararam na apresentação do jogo “Tu preferias…”, que incluía fotos dos cantores (e ex-namorados) norte-americanos. Nota: em 2009, Chris Brown atacou Rihanna, foi detido e obrigado a prestar serviço comunitário pelo crime de violência doméstica. Apesar de algumas separações, as duas estrelas pop namoraram durante vários períodos entre 2007 e 2013.

A cantora reagiu na app rival, o Instagram, criticando fortemente o anúncio ao jogo e pedindo respeito pelas vítimas de violência doméstica. Resultado: o Snapchat perdeu mil milhões de dólares (810 milhões de euros) num dia, com uma só story (conteúdo que tem uma validade de 24 horas) de Rihanna no Instagram, conta o The Guardian. O jogo (que não foi desenvolvido pela rede social, mas por um anunciante) já foi bloqueado pelo Snapchat, acrescenta o The Verge.

O anúncio ao jogo saiu caro à empresa liderada por Evan Spiegel, que recebeu várias críticas de utilizadores em redes sociais. No Instagram, a cantora responsável por hits como “Umbrella” (2007), “Diamonds” (2012) ou “Work” (2016) escreveu que a app, que é usada especialmente por adolescentes, devia ter “vergonha”. Depois do post de Rihanna, as ações do Snapchat caíram 5%, segundo a Reuters.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Gostaria de dizer que foi ignorância, mas eu sei que não são assim tão burros. Vocês gastaram dinheiro a ilustrar uma coisa que traz intencionalmente vergonha às vítimas de violência doméstica e fizeram disso uma piada. Isto não tem a ver com os meus sentimentos pessoais, porque não tenho muitos… mas vocês desiludiram todas as mulheres, crianças e homens que foram vítimas de violência doméstica e também aqueles que ainda não o revelaram. Tenham vergonha.”

Um porta-voz do Snapchat reagiu em comunicado dizendo que o anúncio era “nojento” e que “não devia ter aparecido no serviço”. “Pedimos desculpa pelo erro terrível que cometemos. Estamos a investigar para percebermos como é que isto aconteceu e vamos-nos certificar que não volta a acontecer.” O jogo foi removido e bloqueado pelo próprio Snapchat.