Varekai – será esta a designação, se for aprovada, do modelo de estreia da Aston Martin no competitivo (e lucrativo) segmento dos SUV. O fabricante britânico já iniciou os trâmites processuais, tendo em vista o registo do nome, o que sugere que o novo crossover de luxo estará mais avançado do que alguns suporiam. Há, contudo, um pequeno problema.

Varekai segue o padrão “Va” na denominação dos diferentes modelos que compõem a gama da Aston Martin (Vantage, Vanquish e Valkyrie), significando algo como “para onde for”. O que sugere que o crossover de luxo de Gaydon poderá ir para qualquer lado, sendo uma espécie de companheiro perfeito para a aventura. Como se não tivesse limites. Sucede que, ao que parece, o Varekai já esbarrou num: o registo deste nome, que é propriedade do Cirque du Soleil.

Está claro que a Aston Martin tratou de esclarecer, no pedido que efectuou, que o nome de destinaria a uma utilização no ramo automóvel. Agora, mandam as regras que o registo de marcas entre em contacto com o Cirque du Soleil e pergunte aos seus responsáveis se vêem algum impedimento na utilização do nome Varekai por parte da Aston Martin.

Independentemente disso, o próprio CEO da marca, Andy Palmer, já fez saber que as primeiras entregas aos clientes estão previstas para o próximo ano e que a produção estará limitada a 7.000 unidades.

Ao dispor do Varekai estarão motores a gasolina, incluindo o oito cilindros biturbo de 4 litros da Mercedes-AMG, mas o SUV também deverá contar com um sistema de propulsão eléctrica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR