É certo que o Pátio das Cantigas data de 1942, mas o filme continua a ser das comédias mais divertidas e conhecidas, do cinema nacional e aquele monólogo de Vasco Santana com o candeeiro, pedindo lume, é memorável. Pois bem, passados 76 anos, a Audi está a conseguir fazer algo muito parecido. Em vez de um bairro típico de Lisboa, a acção tem lugar em Washington DC e no lugar de um candeeiro à procura de lume, estão os semáforos da capital americana, em busca de informação, para saber se estão verde e, sobretudo, se está em vias de passar a vermelho. Recorde aqui Vasco Santana:

A Audi iniciou este mês um período de testes, numa zona da cidade que compreende mais de 600 cruzamentos, uma iniciativa que, nas palavras do presidente da câmara, Muriel Bowser, “representa um tipo de avanço que é crítico para avançarmos nos nossos objectivos de segurança e Vision Zero, para tornarmos DC mais segura e inteligente”.

Os semáforos e o sistema de gestão de trânsito local passaram a estar equipados com o Traffic Light Information, fornecido pela Audi, com a marca germânica a equipar igualmente Gallas, Houston, Palo Alto, Arcadia, Portland e Denver, só nos EUA. Estas associações elevam para 1.600 o número de semáforos capazes de falar com os carros da marca. E, em breve, todos os construtores que equipem os seus veículos com capacidade de comunicar Vehicle to Infrastructure Platform, ou V2I.

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Veículos da Audi vão “conversar” com semáforos

O sistema V2I já está parcialmente instalado nos modelos produzidos a partir de 2017, o Traffic Light Information, que fornece ao veículo dados sobre o cruzamento que se aproxima. A comunicação processa-se através da ligação 4G LTE de bordo, e quando está vermelho, o condutor vê no painel de instrumentos a contagem decrescente para cair a luz verde. A segunda fase, que está agora a ser testada, vai mais longe, permitindo mesmo controlar o sistema start&stop do motor, de forma a que este arranque no instante em que o verde permite o avanço do veículo.