O PSV, atual líder do Campeonato da Holanda, recebe este sábado o VVV, conjunto que ocupa um tranquilo 12.º lugar na tabela classificativa. Em condições normais, este seria apenas mais um jogo da Eredivisie, numa altura em que a formação de Eindhoven tem mais sete pontos do que o segundo posicionado, o Ajax. No entanto, acabou por ser muito falado ao longo da semana. Por causa do conjunto de Venlo. Mais concretamente, por causa do principal ausente desta partida: Lennart Thy.

Internacional pelas camadas jovens da Alemanha dos Sub-16 aos Sub-20, o avançado nascido em Frechen, que passou pelos modestos Viktoria Frechen, FC Norden, PSV Norden e JFV Norden antes de chegar ao Werder Bremen (com quem ainda tem contrato, embora esteja emprestado), foi dispensado dos trabalhos do VVV esta semana para… salvar uma vida.

Como explicou o clube em comunicado, Thy doou medula óssea há sete anos caso existisse algum resultado compatível para doentes com leucemia no futuro. O tempo foi passando até que, na semana passada, houve um resultado 100% compatível. Ao saber da novidade, o avançado falou com o VVV e pediu para ajudar a pessoa em causa, com a doação de sangue que permita aos médicos gerarem as células estaminais necessárias para tornar o transplante possível para o paciente que sofre de leucemia aguda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Claro que o VVV concordou com o pedido de Lennart para ajudar este programa muito especial. As hipóteses de uma total compatibilidade de ADN é muito pequena, o que torna a situação tão especial. O Lennart estará ausente de Venlo durante toda a semana e retomará os treinos após o fim de semana”, explicou o clube, que esclareceu também que o jogador não queria fazer qualquer comentário sobre a situação, podendo haver uma conferência de imprensa no início da próxima semana. “Estamos todos muito orgulhosos dele, poder salvar alguém é fantástico”, comentou o treinador, Maurice Steijn.

Thy num jogo Sub-19 entre Alemanha e Inglaterra em 2011, quando jogava no Werder Bremen (Laurence Griffiths/Getty Images)

Aos 26 anos, Lennart Thy vai enfrentar aquilo que alguns apelidam de jogo mais importante do avançado, que esteve como sénior três anos entre o conjunto principal e a equipa secundária do Werder Bremen, mudando depois para o St. Pauli. Em 2016, o avançado voltou a assinar pelo Werder Bremen mas foi de novo cedido ao St. Pauli e, agora, ao VVV Venlo, por quem leva um total de oito golos em 29 jogos entre Campeonato e Taça da Holanda por uma equipa que não ganha desde o início de fevereiro mas que, também aqui, colocou a parte desportiva em plano secundário face à importância do gesto em causa.

E as primeiras reações já começaram a surgir por parte de outras equipas: na 30.ª jornada da Eerste Divisie (o equivalente da Segunda Liga), os adeptos colocaram uma tarja com o nome de Thy no símbolo do Super Homem na receção do Den Bosch ao FC Dordrecht, atitude muito aplaudida por todos os presentes.