A primeira-ministra britânica, Theresa May, considerou hoje que as medidas de retaliação de Moscovo às sanções britânicas não alteram “nada os factos” e a culpa da Rússia no envenenamento do ex-espião russo e da filha no Reino Unido.

“A resposta da Rússia não muda nada os factos: a tentativa de assassínio de duas pessoas em solo britânico, para a qual não existe outra conclusão que a culpa do Estado russo”, afirmou a chefe do Governo durante um discurso no congresso do Partido Conservador, em Londres.

Rússia responde e promete expulsar diplomatas britânicos do país

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico já tinha afirmado este sábado que tinha “antecipado” as medidas de retaliação de Moscovo no caso do ex-espião russo envenenado e que está prevista uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para a semana.

“Antecipamos uma resposta desse tipo”, anunciou um porta-voz do Foreign Office, adiantando: “O Conselho de Segurança Nacional reunir-se-á no início da próxima semana para analisar os próximos passos”.

“A resposta da Rússia não altera nada em relação aos factos: a tentativa de assassínio de duas pessoas em solo britânico, para a qual não existe outra conclusão que a culpa do Estado russo”, adiantou.

Moscovo anunciou este sábado a expulsão de 23 diplomatas britânicos e o fim das atividades do British Council na Rússia, em resposta às “acusações sem fundamento (de Londres) sobre o acontecimento de 04 de março”, quando o antigo espião russo Sergei Skripal e da filha foram envenenados. O Reino Unido decidiu esta semana expulsar do país 23 diplomatas russos.

Responsabilizando a Rússia por uma “violação flagrante do direito internacional”, o porta-voz admitiu que “não é do interesse nacional” britânico “romper qualquer diálogo” entre os dois países.

May ordena a expulsão de 23 diplomatas russos no Reino Unido. “Têm uma semana para sair”

Serguei Skripal, 66 anos, e a filha Yulia, 33, foram encontrados inconscientes no dia 04 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, e estão hospitalizados em “estado crítico, mas estável”.

A decisão da primeira-ministra britânica, Theresa May, de expulsar os diplomatas russos é uma medida inédita desde o final da Guerra Fria. May ordenou igualmente o congelamento dos contactos bilaterais com a Rússia.

Moscovo nega desde o início ter patrocinado o ataque com uma substância tóxica, pertencendo ao grupo dos agentes tóxicos “Novitchok”, que, segundo um dos seus inventores russo que vive agora nos Estados Unidos, apenas a Rússia é capaz de produzir.