Muitas vezes, atrizes e atores destinados a fazer papéis em particular com muita atividade física têm de ser treinados para tal. Foi isto que aconteceu a Alicia Vikander quando foi escolhida para desempenhar o papel de Lara Croft no terceiro filme da saga Tomb Raider (estreado esta semna) e que recebeu, durante meses, treinos físicos intensos a cargo de Magnus Lygdbac. Quem? O personal trainer de muitos atores de Hollywood.

Magnus Lygdbac / DR

Magnus e Alicia encontraram-se pela primeira vez sete meses antes da rodagem do filme “Tom Raider III”, em que a atriz ficou com o lugar que antes era ocupado por Angelina Jolie, o de Lara Croft, uma aventureira arqueóloga inglesa de 21 anos. Falaram com o realizador Roar Uthaug para definir aquilo Alicia teria de fazer a nível físico.

“Depois da reunião comecei a enviar-lhe vídeos com exercícios para ela treinar todos os dias, enquanto eu não podia estar com ela, porque estava noutro projeto”, explica Magnus ao Observador. Três meses depois, o treinador encontrou-se com Alicia em Londres e aí começaram os treinos entre os dois e uma dieta para a atriz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alicia Vikander nas filmagens de Tom Raider III / DR

“Fazíamos treinos mais intensos e outros mais leves, mas não os sete dias da semana, isso é muito, ela [Alicia] treinava apenas em seis dias”, acrescentou Marcus. Seis dias por semana mas duas vezes por dia. Ao fim de algumas semanas, o treino passou a ser bidiário: de manhã cerca de 15 minutos e ao fim do dia mais 45 minutos.

“O treino da manhã era sempre mais pesado, porque a Lara Croft tem de ter certas habilidades, como lutar e escalar. Portanto, fazíamos levantamento de pesos, deadlifting. No outro treino optávamos por alguns sprints e outros exercícios”, explicou. Além de Magnus, Alicia treinava também com instrutores da MMA (mixed marcial arts) para aperfeiçoar as capacidades de luta, e com alpinistas profissionais para a ajudar na escalada.

O treinador da estrelas de Hollywood

Esta não foi a primeira vez que Magnus foi chamado a treinar uma atriz antes de um filme, até porque já é considerado um verdadeiro habitué neste tipo de tarefas.

“Vou trabalhando conforme os projetos que tenho. Já treinei, por exemplo o Ben Affleck para o filme Batman, e agora estou a trabalhar com a atriz Gal Gadot para o filme Wonder Woman”, referiu Magnus. Com Alicia, diz ter tido uma boa experiência, porque a atriz é “particularmente trabalhadora e inspiradora”.

“O momento mais interessante que tive com ela foi quando ela queria treinar e eu lhe dizia que era melhor tirar um dia de folga, porque muitas vezes ela sabia que era preciso descansar um dia, para poder treinar melhor nos outros dias”, contou Magnus.

Se está a perguntar se o tipo de exercício feito por Alicia pode ser feito também por si, em casa, a resposta é “sim”… e “não”. Magnus explica que para alguns exercícios é preciso um professor, mas que grande parte do treino pode ser feito sem ajuda.

Alicia deixou de treinar com Magnus há algumas semanas, depois de terminada a rodagem do filme, que se estreou esta semana. Nas redes sociais, a atriz foi partilhando alguns dos momentos que passou com o treinador e mostrou aos mais de 225 mil seguidores os exercícios que fazia.

O tempo passado com o treinador permitiu a Alicia falar também de uma das suas paixões: Lisboa. Recentemente Alicia e o namorado, Michael Fassbender, compraram casa na capital portuguesa, mais precisamente em Alfama. “Preferia que fosse ela a falar sobre isso, mas sei que ela gosta muito de Lisboa, e que ambos estão rendidos a Portugal”, confessou Magnus.