A 42.ª edição do Portugal Fashion, com apostas para o próximo outono/inverno, começa hoje em Lisboa com um desfile encenado da dupla de criadores Storytailors e a apresentação das coleções de Alexandra Moura, Pedro Pedro e Carlos Gil.

O local escolhido em Lisboa foi o novo terminal de cruzeiros, junto a Santa Apolónia, para, segundo a organização, colocar “a moda em diálogo com a arquitetura” por esta ser uma obra do arquiteto Carrilho da Graça.

O arranque dos desfiles tem uma hora exata prevista — 14:41 –, para qual está marcada uma ‘fashion show performance’ (em tradução livre, um desfile encenado) da dupla de criadores Storytailors.

Nesta atuação, a dupla vai apresentar a coleção “Gender fluid” para o próximo outono/inverno, na qual aposta em peças divisíveis através de fechos e conjugáveis entre si, resultando, por exemplo, na combinação de metades de casaco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segue-se a coleção “I Am”, da ‘designer’ portuguesa Alexandra Moura, em que revisita a sua história pessoal desde a infância à adolescência, transpondo na ‘passerelle’ influências de filmes, de bandas e de vivências que a marcaram.

Já Susana Bettencourt evoca as transformações sociais resultantes da rápida evolução tecnológica na sua coleção “Machine after machine”.

Ao final da tarde, Pedro Pedro leva a Lisboa a coleção “Le Bureau”, na qual junta a roupa formal e a desportiva, criando peças fluidas, de formas soltas e sobredimensionadas.

Nomes habituais do Portugal Fashion, a dupla Alves/Gonçalves vai apostar em coordenados urbanos, numa transgressão dos códigos clássicos, enquanto o criador Carlos Gil vai explorar uma cidade que nunca dorme na coleção “Vinte e quatro horas”.

A fechar o primeiro dia do evento, a marca TMcollection by Teresa Martins apresenta uma coleção marcada por tecidos naturais de cores fortes com impressões, texturas e bordados e denominada “Forest path — A journey within”.

O evento prossegue no Porto entre 22 a 24 de março.

Nesta edição do Portugal Fashion, participam 18 criadores, duas duplas, seis jovens ‘designers’, oito finalistas do concurso Bloom (dedicado aos novos criadores) e ainda uma marca resultante desta plataforma, seis marcas de calçado e sete marcas de vestuário, resultando num total de 34 desfiles.

O Portugal Fashion é promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

O evento é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização — Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.