Parecia que mais de meio caminho estava percorrido mas, afinal, nem metade estava: após um fantástico triunfo este sábado frente ao campeão europeu Voltregá, com uma grande recuperação na segunda parte com três golos de rajada (5-4), o Benfica acabou por perder, no pavilhão da Luz, a final da Liga Europeia feminina de hóquei em patins diante do Gijón (que nas meias tinha batido o Stuart HC por 7-4) por 4-3.

Hóquei. Stuart Massamá falha final da Liga Europeia e Gijón disputa decisão com Benfica

As encarnadas começaram praticamente a perder com um golo de Julieta Fernández logo aos dois minutos (num lance que motivou protestos por uma possível falta no início da jogada), mas o empate não demorou: após um cartão azul a Marta González, Marlene Sousa converteu de forma superior um livre direto e fez o 1-1 logo aos 6′.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ritmo intenso manteve-se e a formação espanhola acabou por passar novamente para a frente aos dez minutos com um golo de Maria Díez, que poucos instantes depois viu também o cartão azul. No entanto, o Benfica acabou por ser menos eficaz nesta ocasião, com Maca Ramos a falhar uma grande penalidade e as águias a não conseguirem depois chegar ao golo quando estavam em superioridade numérica. A chilena acabou por marcar ainda antes do intervalo, mas o lance foi anulado por uma falta num bloqueio que antecedeu o remate.

De novo a perder ao intervalo, como tinha acontecido na véspera com o Voltregá, as pentacampeãs nacionais voltaram dos balneários apostadas em conseguir nova reviravolta e empataram logo aos três minutos do segundo tempo, por Rute Lopes. No entanto, o problema era quase sempre o mesmo: quando o Benfica conseguia repor a igualdade e dava sinais de assumir o rumo do encontro com mais oportunidades perto da baliza de Elena González, o Gijón passava de novo para a frente e Marta González fez no minuto seguinte o 3-2.

Marlene Sousa, num remate fantástico após o melhor lance do encontro, apontou o 3-3 a 15 minutos do final e deixou a Luz ao rubro, como se fosse o gatilho para a recuperação e a primeira passagem para a frente do marcador, mas Marta González, de novo a aproveitar uma segunda bola perdida na área, bateu Maria Vieira e fez o 4-3 (37′). As espanholas, que tiveram ainda duas bolas nos ferros por Ana Casarramona, começaram depois a fechar em termos defensivos e, apesar das muitas tentativas sobretudo de Maca Ramos, conseguiram segurar a vantagem.