O Presidente da República vai deslocar-se a França, para as comemorações do centenário da Batalha de La Lys, e de seguida ao Egito e a Espanha, em visitas de Estado, entre 8 e 18 de abril.

As datas destas deslocações do chefe de Estado constam de um projeto de resolução da Assembleia da República, que segundo a Constituição tem de autorizar as suas ausências do território nacional.

Segundo o documento, Marcelo Rebelo de Sousa irá a França entre 8 e 10 de abril, para participar nas comemorações do centenário da Batalha de La Lys, da I Guerra Mundial, que é considerada a mais trágica para o Corpo Expedicionário Português (CEP).

Depois, de 11 a 13 de abril, fará uma visita de Estado ao Egito, a convite do seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, que esteve em Portugal em visita de Estado em novembro de 2016.

Entre 15 e 18 de abril, o Presidente da República irá deslocar-se a Espanha, para uma visita de Estado de três dias, a convite do rei Felipe VI, que também esteve em Portugal em visita de Estado em novembro de 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo uma nota enviada pela Presidência da República aos jornalistas na semana passada, o programa oficial desta visita decorrerá entre os dias 16 e 18, começando por Madrid e terminando numa comunidade autónoma de Espanha.

Em junho de 2016, quando esteve em França para as comemorações do 10 de Junho, o chefe de Estado prestou homenagem aos soldados portugueses que lutaram na I Guerra Mundial, em La Couture, a cerca de 230 quilómetros de Paris.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Cemitério Militar Português de Richebourg l’Avoué, onde se referiu à Batalha de La Lys de 9 de abril de 1918 como um acontecimento que contribuiu para a construção das “bases de uma grande vitória portuguesa e europeia”.