Viseu

Viseu “veste” fachadas de igrejas com desenhos de luz para celebrar a Páscoa

207

Viseu vai "vestir" de forma "simbólica as fachadas" das igrejas da cidade para celebrar a Páscoa. Os desenhos vão refletir "tons lilás e dourado até 31 de março" dando lugar ao branco no domingo.

PAULO NOVAIS/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Fachadas de igrejas com desenhos de luz, concertos de Carolina Deslandes e da Orquestra Filamónica Portuguesa e um espectáculo de teatro são algumas das propostas da Câmara de Viseu para a Páscoa, numa agenda com mais de 200 eventos.

A programação arranca no sábado, contando com um “projeto de iluminação comemorativa” que vai “vestir” de forma “simbólica as fachadas de cinco igrejas patrimoniais da cidade: a Catedral de Viseu, as Igrejas da Misericórdia, dos Terceiros e do Carmo e a centenária Igreja Baptista”, sintetizou esta segunda-feira a Câmara de Viseu, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo o município, os desenhos, inspirados na simbologia pascal, vão refletir “tons lilás e dourado até 31 de março, sendo que no domingo, dia de Páscoa e da ressurreição de Cristo, o tom lilás dará lugar ao branco”.

Para o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, citado na nota de imprensa, o roteiro de luz “suscita uma nova experiência cultural e turística”, sendo possível percorrer o percurso das igrejas abrangidas pelo projeto à boleia do comboio turístico de Viseu, nos dias 23, 24, 29 e 31.

Durante a celebração da Páscoa, o município destaca também dois concertos, de entrada livre e gratuita. A 31, Carolina Deslandes atua, pelas 15h30, no Rossio, e, a 28, a Orquestra Filarmónica Portuguesa assegura um concerto em torno das obras de Beethoven, Bach e Mozart, na Sé de Viseu.

Juntando a quadra festiva e a comemoração do Dia Mundial do Teatro, o município acolhe nos Paços do Concelho, no dia 27, a estreia do espetáculo “Peer Gynt”, uma peça do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, que é interpretada pelo Grupo Off — Teatro AFTA.

Relativamente às celebrações religiosas no concelho, no domingo é realizada a tradicional bênção e eucaristia dos Ramos, na Sé de Viseu, sendo que, no mesmo dia, à noite, se realiza a Via Sacra na Igreja dos Terceiros. Ao longo da semana da Páscoa, a Sé de Viseu serve também de palco a várias outras celebrações, que culminam no Domingo de Páscoa, 1 de abril, com a Eucaristia de Páscoa a realizar-se naquele local de culto, refere a autarquia.

Durante o período pascal, há também várias propostas pensadas para o público infantojuvenil, com oficinas, jogos e ateliês nos museus municipais e na Biblioteca D. Miguel da Silva.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Inovação

Web Summit e provincianismo

Fernando Pinto Santos
100

Porque é a investigação académica tão desconsiderada em Portugal? Talvez porque moldes ou toalhas não sejam tão glamorosos como uma app com um nome estrangeiro numa conferência com o nome de Summit.

Eleições Europeias

Querida Europa...

Inês Pina

Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…

Educação

Aprendizagem combinada: o futuro do ensino

Patrick Götz

Só integrando a tecnologia na escola se pode dar resposta às necessidades do futuro, no qual os futuros trabalhadores, mesmo que não trabalhando na indústria tecnológica, terão de possuir conhecimento

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)