As autoridades norte-americanas da cidade de Austin, no Texas, estão a investigar a possibilidade de estarem perante um “bombista em série”, depois de esta terça-feira se terem registado mais duas explosões na cidade no espaço de um mês.

Quinta explosão de bomba artesanal no Texas causa um ferido ligeiro

Uma das explosões, a quinta nesta série, deu-se num centro de expedição da transportadora FedEx, quando uma das encomendas explodiu por volta da uma da manhã, ferindo ligeiramente um trabalhador. Segundo o New York Times, as autoridades encontraram outra encomenda suspeita no mesmo armazém, que não chegou a explodir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O último rebentamento, que ocorreu no mesmo dia, ocorreu numa loja em Goodwill, no sul da cidade, e causou pelo menos um ferido. O condado de Austin-Travis referiu, numa mensagem na rede social Twitter, que pelo menos uma pessoa sofreu ferimentos na sequência desta explosão, apesar de não revelar detalhes sobre a gravidade dos ferimentos ou sobre a explosão. Foi a sexta explosão na zona de Austin, a capital do Texas, desde 2 de março. Até agora, duas pessoas foram mortas e quatro ficaram gravemente feridas e as autoridades estão a investigar estas ações, tendo já manifestado preocupação pelo grau de sofisticação das mesmas.

Na quinta explosão, ocorrida esta terça-feira, as autoridades depararam-se com uma bomba artesanal em circunstâncias diferentes das anteriores explosões. Ainda assim, o FBI admite que possam estar ligadas: “Seria tonto da nossa parte não admitir que suspeitamos que estão relacionadas”, declarou a porta-voz Michelle Lee, citada pela revista Time.

O mesmo disse o chefe da polícia de Austin, Brian Manley: “Estamos claramente a lidar com aquilo que cremos ser um bombista em série.” No Twitter, Manley pediu aos residentes de Austin para se manterem “vigilantes”.

As explosões desta terça-feira ocorreram depois de se terem registado outras quatro explosões em Austin ao longo deste mês. O caso mais recente ocorreu apenas dois dias antes, quando duas pessoas iam a andar e tropeçaram num fio quase invisível que fez explodir um engenho artesanal que feriu os dois homens. A utilização do fio sugere “um nível de sofisticação mais elevado” do que o dos ataques anteriores, declarou Fred Milanowski, da divisão de Explosivos de Austin, citado pela ABC.

Os ataques anteriores consistiram em engenhos explosivos colocados dentro de embalagens e deixados às portas de algumas casas. As vítimas desses três primeiros ataques foram afro-americanos ou de origem hispânica, o que levou as autoridades a suspeitar inicialmente de motivações racistas, como conta o Vox.

No entanto, o ataque de domingo ocorreu num bairro onde vivem sobretudo habitantes brancos. Apesar disso, as autoridades crêem que os ataques estão todos ligados e oferecem uma recompensa de 100 mil dólares a quem der informações que levem à detenção do bombista — ou bombistas — em série.