Em 1987, a Volkswagen participou na Rampa de Pikes Peak, também conhecida como a Corrida às Nuvens, com um Golf com dois motores, ambos a gasolina, um a motorizar as rodas da frente e o outro as traseiras. Em 2018, 31 anos depois, o fabricante alemão regressa ao difícil traçado, com 20 km, 156 curvas e inúmeros precipícios, e continua a apostar numa solução com um motor para cada eixo. Só que, desta vez, eléctricos.

O construtor que, de momento, é o que mais fortemente está a investir na mobilidade eléctrica, prepara-se para defender a “honra” deste tipo de veículos sustentáveis ao participar na edição de 2018 de Pikes Peak International Hill Climb, que se disputa a 24 de Junho. Mas embora a Volkswagen diga que pretende bater o recorde entre os carros eléctricos, tudo indica que tentará vencer à geral e, bater no processo o recorde da prova, actualmente nas mãos de Sebastien Loeb e o seu Peugeot.

O I.D. R Pikes Peak é um protótipo – como todos os que tentam vencer a Corrida às Nuvens, inscritos na Unlimited Class, que permite mais liberdade aos regulamentos técnicos – monolugar, que mais parece um modelo preparado para participar nas próximas 24 Horas de Le Mans. Muito aerodinâmico, com um imenso lábio (splitter) à frente e uma não tão generosa asa traseira (os suportes são volumosos, mas a asa em si, ou seja, o elemento horizontal, nem por isso), o protótipo da Volkswagen promete ser um adversário de respeito. Mas a relativamente “curta” asa posterior pode significar que, à semelhança do que acontece com o Aston Martin Valkyrie, concebido pelo mago da Fórmula 1 Adrian Newey, o I.D. R Pikes Peak deverá possuir uma aerodinâmica muito cuidada sob o chassi, colando o carro ao solo sem necessitar tanto de apêndices, que retiram velocidade de ponta.

Segundo Frank Welsch, membro da administração da Volkswagen, “o novo protótipo permite aproximar a Volkswagen R e a Volkswagen Motorsport”, ou seja, o departamento de veículos desportivos e a equipa de competição do fabricante alemão. Welsch admite ainda que a participação em Pikes Peak irá ser “um teste importante para o desenvolvimento dos automóveis eléctricos”, apurando tecnologias e sistemas de que mais tarde irão beneficiar os carros de todos os dias, do I.D. ao I.D. Buzz, passando pelo I.D. Crozz e I.D. Vizzion. A acompanhar com atenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR