A Suécia vai desembolsar seis milhões de dólares (4,8 milhões de euros) para financiar projetos de produção, transporte e distribuição de energia elétrica, anunciou o presidente do conselho de administração da Eletricidade de Moçambique (EDM), Mateus Magala.

O valor vai servir para a realização de estudos de viabilidade em locais que ainda não estão ligados à rede nacional moçambicana, explicou o gestor, citado esta terça-feira pelo diário Notícias. Com o financiamento, a EDM vai ainda estruturar projetos e desenvolver estudos de viabilidade ambiental em pontos estratégicos no processo de expansão da rede de energia elétrica no país.

As linhas de Masselo e Magude, na província de Maputo, bem como entre Nampula e Angoche, no norte de Moçambique, estão entre os projetos prioritários para este financiamento, que vai também servir para a conclusão da segunda fase do projeto de distribuição de energia a partir da hidroelétrica de Mavuzi, na província de Manica, centro de Moçambique.

Na segunda-feira, os Estados Unidos da América anunciaram igualmente um financiamento de 1,1 milhões de dólares (891 mil euros) para a realização de um estudo de viabilidade para o desenvolvimento do primeiro parque eólico de grande escala em Moçambique.

A cerimónia de assinatura do acordo para este financiamento estava marcada para esta terça-feira, mas foi adiada para uma data ainda por anunciar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR