O homem de Austin suspeito de estar por trás de uma série de explosões em encomendas da FedEx naquela cidade do Texas suicidou-se esta madrugada com uma das suas próprias bombas. De acordo com a BBC, o homem foi identificado como sendo Mark Anthony Conditt, de 23 anos.

De acordo com Brian Manley, a polícia conseguiu localizar o suspeito quando esteve estava dentro de um carro. A polícia localizou o suspeito perto de um hotel nos arredores de Austin. “Quando a equipa de assalto se aproximou do veículo, o suspeito ativou a bomba”, explicou Brian Manley, acrescentando que um dos agentes da equipa de assalto (SWAT) disparou contra o suspeito. A explosão causou ferimentos ligeiros num dos polícias que intervieram.

O chefe da polícia de Austin não adiantou se a morte do suspeito foi provocada pela explosão que provou ou pelos disparos que o atingiram, remetendo para a investigação do incidente.

Na mesma conferência de imprensa, Brian Manley sublinhou que o perigo ainda não desapareceu. “Não sabemos onde o suspeito passou as suas últimas 24 horas e por isso temos de continuar atentos para garantir que nenhuns pacotes foram deixados para trás”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Brian Manley também não esclareceu as razões por trás dos crimes. “Não sabemos o que o motivou”, disse.

O chefe da polícia de Austin não descartou a hipótese de o suspeito ter cúmplices.

Bombas encontradas em centro de distribuição da FedEx

Desde 2 de março, quatro encomendas da FedEx explodiram em Austin, tendo resultado na morte de duas pessoas e ferindo outras quatro. Também houve uma quinta explosão, no centro de distribuição da FedEx em Schertz, a quase 100 quilómetros de Austin. Nesse local, que está sob investigação das autoridades, foi encontrado um sexto engenho explosivo.

O cerco policial foi possível depois de as autoridades terem localizado o sinal de telemóvel do suspeito num hotel no condado de Williamson, a norte da cidade de Austin.

Donald Trump deu os parabéns à polícia pelo desfecho deste caso. “O suspeito bombista de Austin está morto. Excelente trabalho das autoridades e de todos os envolvidos”, escreveu no Twitter.

Donald Trump comentou o caso publicamente pela primeira vez esta terça-feira. “As bombas em Austin são terríveis”, disse. “Esta pessoa, ou pessoas, é obviamente doentia”, disse, acrescentando “não seria fácil de encontrar”.