Chegar à paragem e não perceber quanto tempo falta para chegar o autocarro/elétrico. Pior, não saber qual o melhor caminho para chegar ao destino. Estes são cenários comuns na vida dos lisboetas que utilizam os transportes públicos da Carris todos os dias. A partir desta terça-feira a aplicação da Carris ficou disponível para os sistemas operativos Android e iOS.

Em comunicado enviado às redações, a empresa afirma que é possível saber “quanto tempo falta para o autocarro ou elétrico chegar à paragem preferida [do utente]”. Além da informação de carreiras em tempo real, alertas/notificações e planeamento de percursos, esta aplicação permite ainda saber qual a paragem mais próxima do utilizador.

Atualmente várias aplicações, sendo a mais conhecida o Google Maps, já permitiam saber estes percursos. A grande diferença da app da Carris é permitir saber, em tempo real, quanto tempo falta para chegar o autocarro à paragem, uma opção que, até à data, só estava disponível através dos “painéis ao minuto”, sms e e-mail.

A Carris utiliza o SAEIP (Sistema de Ajuda à Exploração e Informação aos Passageiros), para, através do posicionamento GPS dos transportes, estimar o tempo que falta para os transportes chegarem.

Veja na fotogaleria as principais funcionalidades da app.

9 fotos