Pense rápido: qual é a coisa mais extravagante que a pessoa mais rica do mundo podia fazer? Se pensou “enviar um descapotável para o Espaço no foguetão mais poderoso do mundo” não está errado, mas isso é demasiado fevereiro de 2018. Estamos em final de março, e em final de março pessoas (muito) ricas passeiam cães. Mas, claro está, não passeiam quaisquer cães. Pessoas (muito) ricas passeiam cães-robô.

Pelo menos foi isso que fez Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, na conferência de robótica e automatização MARS, que está a decorrer na Califórnia. O fundador da Amazon, um fã de robótica, partilhou no Twitter uma fotografia do passeio com um cão-robô, na qual se pode ver Bezos a caminhar casualmente  — e sem trela — com o amigo patudo pelo meio da conferência.

Se o companheiro de Bezos lhe parece familiar é porque provavelmente já o viu. O seu nome é SpotMini, foi desenvolvido pela Boston Dynamics, e é o protagonista daquele vídeo em que um cão-robô abre uma porta com recurso a um braço mecânico, o qual não estava instalado durante o passeio com Jeff Bezos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Novos “cães” robóticos da BostonDynamics conseguem abrir portas (e colaborar)

Mas, pelos vistos, passear um cão-robô não foi suficiente para Jeff Bezos. O fundador da Amazon foi ainda filmado num momento de lazer com um outro robô, com quem jogou uma partida de “Bottle Flip”.

As pessoas mais alarmistas dirão que ao jogar e passear lado a lado com robôs autónomos, já capazes de abrir portas, estamos a dar os primeiros passos rumo a um cenário à “Exterminador Implacável”. Por enquanto, não precisa de se preocupar: primeiro, os robôs ainda vão ter de aprender a combater contra humanos armados com “sticks” de hóquei.

Jeff Bezos criou a Amazon, o mais conhecido retalhista online em todo o mundo, em 1994. Recentemente anunciou que quer viagens ao espaço mais baratas, uma declaração que o fez ser comparado a Elon Musk, outro multimilionário.

Jeff Bezos. O dono da Amazon quer viagens espaciais mais baratas