Jordi Turull, antigo conselheiro catalão, foi proposto como próximo líder da Catalunha. A votação de investidura vai decorrer às 16h00 de Lisboa, no parlamento catalão. A notícia surge após o Supremo Tribunal de Espanha ter anunciado que ia rever se Turull devia ou não continuar em liberdade.

O nome de Turull surgiu após a renúncia de Jordi Sánchez que era o candidato apontado à liderança do parlamento regional.

Catalunha. Jordi Sánchez renuncia a presidência e abre caminho a governo independentista nos “próximos dias”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O plenário será para falar, para debater e, depois, para votar”, disse Torrent em conferência de imprensa. Puigdemont, o antigo presidente catalão, já declarou o apoio a Turull, através do Twitter, onde disse ser o homem certo para “reverter o 155” (o artigo da constituição espanhola que retirou parte da autonomia à Catalunha).

A líder da oposição, Inés Arrimadas, que obteve o maior número de votos nas eleições em dezembro (mas que, mesmo assim, não foi o suficiente para impedir os independentistas de conseguirem maioria) também fez um tweet: “É uma vergonha continuarem a degradar o parlamento [catalão].” A líder do Ciudadanos criticou ainda a escolha de Torrent, dizendo que Turull não passa de “um acusado de desvio de fundos públicos e em grave situação judicial”.