Catalunha

Jordi Turull proposto como novo líder da Catalunha; investidura é já esta quinta-feira

O antigo conselheiro catalão é o nome proposto por Roger Torrent depois da renúncia de Jordi Sánchez. Decisão sobre liberdade de Turull sai sexta, a votação no parlamento é esta quinta-feira.

Jordi Turull precisa de, pelo menos, 68 votos do parlamento catalão para ser presidente da Generalitat.

ANDREU DALMAU/EPA

Jordi Turull, antigo conselheiro catalão, foi proposto como próximo líder da Catalunha. A votação de investidura vai decorrer às 16h00 de Lisboa, no parlamento catalão. A notícia surge após o Supremo Tribunal de Espanha ter anunciado que ia rever se Turull devia ou não continuar em liberdade.

O nome de Turull surgiu após a renúncia de Jordi Sánchez que era o candidato apontado à liderança do parlamento regional.

“O plenário será para falar, para debater e, depois, para votar”, disse Torrent em conferência de imprensa. Puigdemont, o antigo presidente catalão, já declarou o apoio a Turull, através do Twitter, onde disse ser o homem certo para “reverter o 155” (o artigo da constituição espanhola que retirou parte da autonomia à Catalunha).

A líder da oposição, Inés Arrimadas, que obteve o maior número de votos nas eleições em dezembro (mas que, mesmo assim, não foi o suficiente para impedir os independentistas de conseguirem maioria) também fez um tweet: “É uma vergonha continuarem a degradar o parlamento [catalão].” A líder do Ciudadanos criticou ainda a escolha de Torrent, dizendo que Turull não passa de “um acusado de desvio de fundos públicos e em grave situação judicial”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt
Efeméride

Maio de 68: 50 anos depois

João Carlos Espada

Contra os anseios revolucionários de Maio de 68, a França permaneceu “burguesa”, isto é, livre e democrática. Pôde assim absorver ideias de Maio de 68, que teriam sido esmagadas pelos comunistas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site