Uma ilha localizada entre Ibiza e Formentera (Espanha) foi vendida a uma família do Luxemburgo por 18 milhões de euros. A venda da ilha, chamada S’Espalmador, foi concretizada ao fim de três anos no mercado e foi feita com uma condição: não se pode construir o que quer que seja, uma vez que faz parte do Parque Natural de Ses Salines, refere o jornal espanhol El País.

Segundo o The Guardian, quem também esteve interessado na ilha foi o governo de Formentera. Durante as negociações, os antigos proprietários baixaram o preço inicial de 24 milhões de euros e propuseram que ela fosse comprada ou por 18 milhões de euros de uma vez ou por 20 milhões em frações. Como o preço era demasiado alto e não houve o apoio financeiro do Governo central, o negócio acabou por não se concretizar.

S’Espalmador, onde o príncipe William e Kate Middleton chegaram a passar férias, pertencia ao arquiteto catalão Norman Cinnamond e à irmã Rosie e foi comprada pelo avô dos irmãos, em 1932 por 252 euros (na altura 42.500 pesetas). Com cerca de 137 hectares, tem duas casas, uma capela e uma torre de vigia.

Conhecida pelas águas cristalinas e pelos banhos de lama, é possível lá chegar a pé, a partir de Formentera, quando a maré está baixa, mas devido às normas de proteção do local, foram proibidas as excursões marítimas, que levavam as pessoas até à ilha para mergulhos. Ainda assim, continua a ser um local de paragem de várias embarcações privadas que circulam entre Ibiza e Formentera.