Houve cidadãos russos que votaram duas vezes nas eleições presidenciais de domingo, que deram uma nova vitória a Vladimir Putin, com 76,6% dos votos. E se as eleições na Rússia já costumam ser motivo de polémica, as fotos agora divulgadas pela Reuters podem aumentar as suspeitas quanto às irregulares durante o ato eleitoral. Na cidade de Ust-Djeguta, os repórteres da Reuters fotografaram 17 pessoas que votaram em duas assembleias de voto no mesmo dia.

Mas há quem não acredite nisso: “Podem ser gémeos”, disse Leila Koichuyeva, uma mulher que faz parte da comissão eleitoral. Mas não foi a única a negar a existência de irregularidades: “Como é que eu sei que são a mesma pessoa? Podem ser parecidas”. Uma das pessoas fotografadas foi Ludmila Sklyarevskaya. A mulher dirigiu-se primeiro à assembleia de voto 216, juntamente com oito mulheres e um homem e 20 minutos depois o mesmo grupo foi visto na assembleia de voto 215. Quando confrontada com este facto, Sklyarevskaya disse que não votou em nenhum destes sítios, mas sim na assembleia de voto 217 e confrontou os repórteres da Reuters: “Quem é que vos mandou fazer esta investigação? Vocês não têm o direito de se envolverem no sistema eleitoral”.

Os resultados oficiais de Ust-Djeguta revelaram que a participação naquelas três assembleias de voto rondou os 81,5% e deu a maioria dos votos a Vladimir Putin (89,86%). Na assembleia de voto 216 o número de boletins na urna era inferior ao número de votos que os funcionários eleitorais já tinha apontado provisoriamente, conta a Reuters. No momento da remontagem os números foram os mesmos que da primeira vez e os funcionários disseram que iam para casa. Quando os repórteres da Reuters perguntaram como é que funcionários podiam ir embora naquela altura, o diretor da escola onde estava instalada a assembleia de voto foi claro: “Vocês têm dúvidas da vitória do Putin?”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR