Um vídeo revelado esta quarta-feira pela polícia de Tempe, no estado norte-americano do Arizona, mostra o momento do acidente em que um carro autónomo da Uber atropela mortalmente uma pedestre.

Na gravação pode ver-se como o carro da empresa de transporte privado não consegue impedir a colisão contra Elaine Herzberg, de 49 anos, que atravessava uma zona da estrada pouco iluminada e fora da passadeira. O vídeo, que tem uma duração de 21 segundos, pára antes do momento do atropelamento, mostrando de seguida imagens interiores do carro, nas quais se pode ver a “condutora de segurança”. As imagens que se seguem podem ser chocantes.

A gravação da câmara exterior do automóvel da Uber, um Volvo XC90, mostra como o carro não foi capaz de travar antes de embater contra a vítima, a qual aparece de repente na imagem, a atravessar a estrada com uma bicicleta. A câmara interior capta a reação da operadora, que repetidas vezes tira os olhos da estrada para olhar para algo em baixo, no momento do choque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O acidente, que ocorreu por volta das 22h no passado domingo, está a ser investigado pelas autoridades de Tempe, estando procuradores locais a deliberar se serão apresentadas acusações criminais.

Em declarações ao The Arizona Republic, na terça-feira, a chefe da Polícia de Tempe, Sylvia Moir considerou que o acidente “provavelmente” era “completamente impossível de evitar” fosse por quem fosse, estivesse o carro a ser controlado pelo sistema autónomo ou por um condutor.

Por sua vez, de acordo com o The Guardian, a família da vítima e alguns peritos em condução autónoma consideram que a tecnologia do carro da Uber, apesar de Elaine Herzberger não estar a atravessar na passadeira e o local estar escuro, deveria ter detetado a pedestre.

Os carros autónomos da Uber estão equipados com sensores radar que detetam pedestres, ciclistas, carros e obstáculos, mas têm sempre um operador que pode assumir o controlo do veículo.

Por culpa do acidente, a empresa decidiu suspender o programa dos carros autónomos, tendo retirado todos os automóveis de circulação no estado do Arizona, em São Francisco, Pittsburgh e Toronto.