O número de feridos causados pelo despiste de uma viatura tática militar na sexta-feira em Vendas Novas subiu para 20, anunciou este sábado o Exército em comunicado.

O acidente aconteceu na zona de Moinhola, na freguesia de Landeira, em Vendas Novas, ao início da noite de sexta-feira, depois de “uma viatura militar, que transportava 20 cadetes e era conduzida por um militar do Exército”, ter capotado. De acordo com o comunicado emitido este sábado, o incidente “ferimentos ligeiros em todos os ocupantes”.

O alerta foi dado pelas 20h24 e foram mobilizados para o local, de acordo com o CDOS, 55 operacionais, 23 viaturas e um meio aéreo, do INEM. Os operacionais pertenciam a várias corporações de bombeiros dos distritos de Évora e de Setúbal e foram auxiliados por duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e uma de Suporte Imediato de Vida, referiu a Agência Lusa. Os feridos foram transportados para os hospitais de Évora, São Bernardo (Setúbal) e para o Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Vendas Novas.

Na nota divulgada, o Exército referiu ainda que, “em contacto e estreita coordenação” com os hospitais e centros de saúde, a situação atual indica que “dos 20 cadetes assistidos ao longo da noite, apenas um permanece internado por precaução e em observação”. O major-general comandante da Academia Militar, João Jorge Botelho Vieira Borges, mandou instaurar um processo de averiguações.

Após “o imediato acionamento dos meios de socorro e a informação às autoridades competentes, à cadeia de comando e à tutela”, o Exército salientou que “a principal prioridade dos trabalhos que decorreram no local, sob a responsabilidade da Academia Militar, foram para o restabelecimento das condições de segurança no local, o aviso às famílias dos cadetes feridos” e o “incentivo aos cadetes e militares que saíram ilesos, para contactarem as respetivas famílias a fim de as tranquilizar”.

O chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, já esteve esta manhã com os cadetes e militares da Academia Militar, na área do exercício.

Artigo atualizado às 12h07 de 24/3

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR