Novo aumento do número de casos confirmados de sarampo em Portugal. De acordo com a Direção-geral de Saúde, até ao fim do dia desta quinta-feira existiam em Portugal 68 casos confirmados de sarampo, mais dois do que no dia anterior, e a maioria das situações registadas continua a ter “ligação ao Hospital de Santo António, no Porto”.

No comunicado de atualização dos dados sobre o surto de sarampo em Portugal divulgado esta sexta-feira, a DGS informa também que destas 68 pessoas, 19 já estão curadas e 49 ainda estão doentes. Há 32 casos ainda em investigação e neste momento não existem situações de internamento relacionadas com este vírus. na última atualização feita pela DGS era feita referência a três internamentos.

A DGS mantém ainda que “está em curso a investigação epidemiológica detalhada da situação, que inclui a investigação laboratorial de todos os casos” e recorda que “o sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas”.

Deixa ainda as indicações das últimas semanas — que se mantêm — sobre o que devem as pessoas fazer perante o surto que existe neste momento em Portugal: verificar o boletim de vacinas; ligar para 808 24 24 24, “em caso suspeito de sarampo” e ligar para o mesmo número se apresentar “sintomas sugestivos” da doença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR