A educação, para os que privilegiam uma linha mais dura, consegue-se por vezes à custa da estratégia da cenoura e do pau. E a polícia britânica parece ter abraçado este princípio como se fosse a mais provada das doutrinas. Porquê? Porque decidiu dar uma lição a um prevaricador e quem pagou a factura foi o carro – um belo Ferrari 458 Spider.

Antes de enfrentar a sua última batalha, para cúmulo frente à garra “assassina”, o 458 era pertença de Zahid Khan, um milionário de 30 anos, especializado no imobiliário. Khan não ficou na ‘lista negra’ da polícia por ser rico, mas sim por recorrer a técnicas menos dignas para libertar uns prédios que adquiriu em Birminghan, dos seus inquilinos.

Desta vez, Khan cruzou-se com os agentes da autoridade quando estes o mandaram parar numa operação Stop. Aparentemente, não só o árabe tinha estacionado o Ferrari indevidamente em cima do passeio à porta do tribunal, numa das suas mais recentes visitas ao juiz, como o 458 Spider não tinha seguro e estava classificado como um Categoria B pela polícia local. Ou seja, não tinha sido devidamente recuperado após um grande acidente, pelo que não poderia circular na via pública.

Depois de muito batalhar para ter o seu Spider de volta, que Khan reclama ter um valor próximo das 200.000 libras, qualquer coisa como 229 mil euros, o milionário teve uma boa e uma má notícia durante a sua última visita à esquadra. A boa notícia foi que, ao contrário do que acontecia até então, o Ferrari já não estava apreendido. A má notícia era que tinha sido destruído por completo, para que não voltasse a  circular. E, como ‘prémio de consolação’, a policia ofereceu a Khan um vídeo, que aqui publicamos, em que o 458 Spider enfrenta a garra de um sucateiro e… perde.

Inconformado, Khan contactou o Birmingham Mail, a quem disse que a sua equipa jurídica irá avançar para as instâncias superiores, para recuperar o carro. Não porque tenha ficado “apeado” – o empresário possui “vários superdesportivos” –, mas sim porque diz ter um carinho especial pelo Ferrari que ficou reduzido a metal e fibra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR