Um agente da PSP que se preparava para ir para casa, no centro do País, surpreendeu dois assaltantes no comboio que liga Santa Apolónia, em Lisboa, a Campanhã, no Porto. Os dois suspeitos, de 55 e 62 anos, ainda tentaram fugir na estação de Vila Franca de Xira, mas foram apanhados pelo polícia e pelo revisor do comboio. Os dois estavam já proibidos de entrar no Espaço Schengen. Um deles tinha pendente um mandado de extradição e outro um de detenção europeu.

Segundo o comunicado enviado este sábado pelo Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, o caso aconteceu já na quarta-feira, pelas 11h50. O polícia em causa encontrava-se de folga e ia apanhar o comboio rumo a casa quando se apercebeu do dois homens que olhavam “atentamente para os pertences” dos turistas. Já com o comboio em andamento, a dupla acabou “por se apoderar de uma mala, abandonando de imediato o comboio na paragem do mesmo na Estação de Vila Franca de Xira”, descreve a polícia em comunicado.

O polícia abandonou o comboio e correu atrás dos suspeitos. Para tal contou com a ajuda do revisor do comboio. Ambos conseguiram recuperar a mala de uma passageira, que ainda nem sequer se tinha apercebido do crime. O furto foi avaliado em 390 euros.

Já na esquadra, a polícia viria a constatar estar perante dois homens já cadastrados e impedidos de entrar no Espaço Schengen da União Europeia. Uma proibição já solicitada por outros países. O tribunal de Vila Franca acabaria por aplicar a medida de coação menos grave, libertando-os. No entanto, um deles foi entregue ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para ser extraditado e outro foi presente ao Tribunal da Relação, por causa do mandado de detenção europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR