O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) conquistou este domingo pela terceira vez a Volta à Catalunha em bicicleta, após a sétima e última etapa, em Barcelona, ganha pelo britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott).

Numa etapa com início e chegada em Barcelona e com oito voltas ao duro circuito de Montjuic no final, Yates isolou-se e cortou a meta em 3:28.04 horas, menos 13 segundos do que o espanhol Marc Soler (Movistar) e menos 18 do que o grupo dos principais favoritos, liderado pelo francês Pierre Latour (AG2R La Mondiale) e no qual estava Valverde.

Depois de ter vencido em 2009 e 2017, Valverde confirmou o terceiro triunfo com um nono lugar na derradeira etapa, marcada pela queda do colombiano Egan Bernal (Sky), a seis quilómetros da meta, e que lhe custou o segundo lugar da geral.

O compatriota Nairo Quintana (Movistar), vencedor em 2016, beneficiou da queda de Bernal para subir à segunda posição, a 29 segundos de Valverde, enquanto Latour subiu a terceiro, a 47.

Com a vitória na etapa, Yates ascendeu ao quarto lugar, também a 47 segundos de Valverde, com Soler a ser o terceiro homem da Movistar no ‘top-5’, a 1.10 minutos do seu companheiro de equipa.

Ricardo Vilela (Manzana Postobon) foi o melhor português na etapa, ao terminar na 41.ª posição, a 1.41 minutos de Yates, com Joaquim Silva (Caja Rural) a perder 3.51, ao terminar no 76.º posto.

Na geral, Vilela subiu ao 24.º posto, a 4.12 minutos de Valverde, e Silva ascendeu ao 83.º lugar, a 31.35.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR