A Policía Nacional, órgão de polícia com atuação em todo o território espanhol, abriu uma investigação a Xabier Goicoechea Fernández e a Carlos de Pedro López, os dois agentes policiais que conduziam o carro de Carles Puigdemont quando este foi retido na Alemanha no passado sábado.

A informação foi confirmada por fontes policiais a vários media espanhóis, que deram conta de que a Polícia pediu à Audiência Nacional — tribunal espanhol que julga delitos de maior gravidade — para investigar se os dois agentes da polícia autonómica catalã (Mossos d’Esquadra) cometeram algum crime. Também os próprios Mossos abriram uma investigação interna.

Catalunha. Quem seguia no carro de Carles Puigdemont?

O El País explica que os dois agentes — um deles da equipa de Escoltas — tinham pedido recentemente uma licença para poder ir para Bruxelas acompanhar Puigdemont, à semelhança de outros colegas . Já o El Periódico dá conta de que o Departamento do Interior já tinha aberto uma investigação em fevereiro para perceber se os agentes de segurança que têm acompanhado Puigdemont eram membros dos Mossos.

A Fiscalía, órgão espanhol semelhante ao Ministério Público, está a recolher informação sobre os quatro passageiros do Renault Escape que seguiam com Puigdemont, noticia o La Vanguardia. Em causa pode estar um delito de encobrimento por terem ajudado Puigdemont a atravessar fronteiras de vários países europeus quando sabiam que pendia sobre ele uma ordem de detenção internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR