SVR é sinónimo de uma versão mais musculada, mas a sigla não tinha chegado ainda ao F-Pace, o que até se compreende dada a curta carreira do maior dos SUV da Jaguar. Mas essa lacuna acaba de ser colmatada. E a preceito, ou não fosse esta versão obra do departamento Special Vehicle Operations (SVO).

Sob o capot, resguardada dos olhares mais curiosos, esconde-se mais 44% de potência, com o 5,0 litros V8 a desenvolver no F-Pace SVR 550 cv e 680 Nm, o que permite ao SUV galgar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima vai para lá de 280 km/h – 283 km/h, para sermos precisos.

O F-Pace SVR proporciona um comportamento e agilidade em conformidade com a sua performance. Tudo foi especialmente calibrado, desde a direcção até à suspensão actualizada, para o nosso SUV de alta performance e o resultado é prova viva da promessa dos nomes F-Pace e SVR”, assegura o engenheiro-chefe da Jaguar Land Rover, Mike Cross.

A aerodinâmica foi melhorada, sendo que boa parte do aspecto mais desportivo do SUV reflecte esse apuro. Visualmente, evidenciam-se as entradas de ar de dimensões mais generosas, a par da nova grelha na frente. Atrás, um spoiler exclusivo conjuga-se com um pára-choques adaptado para integrar quatro ponteiras de escape e que, inclusivamente tem frisos para proporcionar um fluxo de ar mais limpo na traseira do veículo.

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Regressando ao escape, 6,6 kg mais leve que os sistemas convencionais do F-Pace, nota para o facto de adoptar um sistema activo capaz de permitir um maior fluxo de gases. Esta não é a única novidade, já que esta versão SVR recebe um chassi actualizado, com molas dianteiras e traseiras 30 e 10 % mais rígidas, respectivamente, a par de barras estabilizadoras que, segundo a marca, “contribuem para uma redução de 5% no rolamento da carroçaria”.

As jantes, de 21 polegadas de série ou de 22” como opcional, também dão o seu contributo para uma melhoria da performance, com as maiores a serem 2,4 kg mais leves no eixo dianteiro e 1,7 kg no eixo traseiro. Simultaneamente, a tracção integral terá sido optimizada para maximizar os benefícios do diferencial electrónico Activo traseiro da Jaguar.

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Quanto ao interior, a ênfase vai naturalmente para a desportividade, seja pelos bancos Performance, pelo novo selector de velocidades Sport Shift ou pelas patilhas de selecção de velocidades no volante. Tudo isto com quatro cores interiores que contribuem para realçar a personalidade desportiva do SUV, conectividade Wi-Fi para até oito dispositivos, sistema de entretenimento Touch Pro de 10” e painel de instrumentos digital de 12,3″.

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