As Nações Unidas saudaram esta quarta-feira as notícias do recente encontro entre os líderes da China e da Coreia do Norte, que indicam a existência de um compromisso por parte de Kim Jon-un com a desnuclearização. Numa nota lida pelo porta-voz das Nações Unidas, o secretário-geral António Guterres considerou que “os últimos desenvolvimentos positivos” são o “início de um longo processo de diálogo sincero, conducente a uma paz sustentável e à democratização da península coreana”.

Após dias de algum secretismo e rumores, a China e a Coreia do Norte confirmaram esta quarta-feira que Kim Jong-un visitou Pequim, onde se reuniu com o Presidente chinês. A confirmação só aconteceu depois de o comboio onde o líder norte-coreano viajou ter cruzado a fronteira, por volta das 6h (21h de terça-feira em Lisboa).

O líder norte-coreano viajou acompanhado da sua mulher, Ri Sol-ju, e esteve na capital chinesa desde domingo, 25 de março, até à manhã desta quarta-feira. No encontro, Kim Jong-un afirmou que a Coreia do Norte “está empenhada na desnuclearização da península, de acordo com os desejos do falecido presidente Kim Il-sung [o seu avô] e do falecido secretário-geral Kim Jong-il [seu pai]”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR