Vinte e oito empresas do setor marítimo turístico anunciaram esta terça-feira que se constituíram como Associação das Atividades Marítimo Turísticas do Douro com o objetivo de encontrar soluções com o Governo para “zelar pelos interesses das empresas e dos turistas”. A nova entidade, a Associação das Atividades Marítimo Turísticas do Douro (AAMTD), tem como objetivo principal “discutir soluções com o governo modo a que sejam zelados, de forma eficaz, os interesses das empresas e dos turistas, até porque se ao fim de 25 anos a Associação surge é por ser notória a inércia total na resolução dos problemas do setor”, observa Telmo Leite, eleito vice-presidente da AAMTD, num comunicado enviado esta terça-feira à comunicação social.

O eleito presidente da associação AAMTD, Mário Ferreira, adianta, por seu turno, estar “muito apreensivo pelo facto de existir uma falta de diálogo muito grande com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). “Quando lá nos chamam é para preencher calendário tudo o que sugerimos é ignorado, pode ser que agora com a tomada de posse do novo administrador para área do Douro possam melhorar as coisas”, recorda.

Humberto Tenazinha, também eleito vice-presidente da AAMTD, acrescenta que o “permanente e sucessivo atraso na reposição, controlo e balizagem ao longo do rio Douro, fortemente acentuado com a passagem da gestão do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos do Norte, na Régua, para a APDL, em Matosinhos, começa a assumir proporções absurdas e que podem até criar situações delicadas no dia-a-dia”. A “APDL está vocacionada para portos de mar, de mercadorias, não faz sentido nenhum que esteja responsável por atividades navegáveis de rios de interior”, acrescenta Humberto Tenazinha.

A AAMTD reúne 28 empresas do setor marítimo turístico (cruzeiros e hotéis), que no seu todo empregam milhares de trabalhadores e gerem centenas de embarcações. Nos seus objetivos estatutários, a nova associação assume que defenderá os legítimos direitos e interesses dos associados e que vai assegurar a sua representação junto de quaisquer entidades, públicas ou privadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR