É mais uma cimeira histórica. A Coreia do Norte e a Coreia do Sul acertaram esta quinta-feira a data para o primeiro evento oficial de alto nível entre os dois países em mais de uma década: a cimeira das Coreias será no dia 27 de abril, na zona desmilitarizada de Panmunjeom, e será centrada na desnuclearização da península. A notícia do encontro está a ser avançada pelas agências de notícias internacionais, que remetem para fontes oficiais do governo de Seul.

A data da cimeira surge depois de, no início deste mês, as duas Coreias terem acordado que tinha chegado a altura de realizar um evento deste tipo entre os dois países rivais para amenizar as tensões e travar as pretensões nucleares do ditador norte-coreano. As mesmas fontes adiantaram também que as duas Coreias vão encontrar-se a 4 de abril para uma reunião preparatória na qual vão discutir o protocolo, a segurança e a cobertura jornalística.

No início desta semana foi anunciado que ia ser dado o tiro de partida para as conversações ao mais alto nível, com Seul a anunciar que o ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyon, iria encabeçar a delegação do Sul num encontro esta quinta-feira na cidade fronteiriça de Panmunjeom onde, em 1953, foi assinado o armistício que pôs fim à guerra da Coreia. Foi aí que esta quinta-feira as duas delegações apertaram a mão e acertaram a data e o conteúdo da cimeira histórica.

A cimeira das Coreias faz parte de um esforço internacional diplomático de alto nível, que envolve também o Japão e os EUA. A cimeira de abril vai anteceder a que Kim Jong-un manterá em maio com o presidente dos EUA, Donald Trump. Mas o primeiro sinal de que Kim Jong-un está envolvido nas conversações internacionais surgiu ontem, quando o líder da Coreia do Norte encabeçou uma visita oficial a Pequim para se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Xi Jinping e Kim Jong-un estiveram juntos em território chinês num encontro onde o ditador norte-coreano voltou a pedir condições para a desnuclearização do seu país. O encontro foi surpresa e foi a primeira deslocação oficial de Kim Jong-un ao estrangeiro, o que parece estar a significar o degelo das relações entre a Coreia do Norte e a China, que atingiram um ponto baixo com a aplicação de sanções de Pequim ao regime da Coreia do Norte.

Kim Jong-un e Xi Jinping reúnem-se pela primeira vez, com a desnuclearização na agenda

Desde os início dos anos 50, quando acabou a guerra da Coreia, os líderes de Seul e Pyongyang apenas reuniram duas vezes, tendo a última vez sido em 2007. Este é, por isso, um passo significativo, mas é incerto até que ponto pode resultar em retrocessos significativos no que diz respeito à política nuclear do Norte. A verdade é que o ano de 2017 foi um dos mais tensos nesse sentido, uma vez que foi nesta altura que a Coreia do Norte testou as suas mais poderosas armas nucleares, nomeadamente o sistema de mísseis balísticos intercontinentais.