Mais dois casos de sarampo foram registados até às 19h00 de quarta-feira, totalizando 78 infetados com o vírus, segundo nota da Direção Geral da Saúde (DGS).

De acordo com este organismo do Ministério da Saúde, dos 78 casos confirmados, 65 estão já curados, encontrando-se 29 casos em investigação. A DGS adianta, na nota divulgada esta quinta-feira, que 187 casos foram dados como negativos, sendo que há dois doentes internados em situação clínica estável.

Reiterando que “a maioria dos casos tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto”, a direção-geral da Saúde recorda que o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes e até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois de a pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e cinco anos. Os profissionais de saúde devem ter as duas doses da vacina independentemente da sua idade.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença. As pessoas com o esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR