O Museu do Oriente, em Lisboa, comemora dez anos de existência com uma programação de exposições, concertos, palestras e workshops, até 27 de maio, com entradas gratuitas aos domingos, de acordo com a entidade. Índia, Coreia, Filipinas, Tailândia, Japão, Bangladesh, China e Timor são as culturas em destaque durante a celebração do 10.º aniversário do Museu do Oriente e o 30.º aniversário da Fundação Oriente, de acordo com a programação desta entidade.

Dança tradicional, demonstrações de várias artes e um festival de street food, com especialidades locais e asiáticas, fazem parte desta programação dos festejos, que inclui ainda performance de tambores Taiko, pelo grupo Ondekoza, do Monte Fuji, no Japão.

Ainda dentro do programa de celebrações, até 3 de junho, o Museu do Oriente tem patente a exposição “Um Museu do Outro Mundo”, com cerca de uma centena de peças, num diálogo de obras do acervo, com novas obras do artista José de Guimarães. O Museu do Oriente, que abriu portas em maio de 2008, foi distinguido em 2009 como o melhor museu português desse ano pela Associação Portuguesa de Museologia (APCOM).

Possui um património museológico com mais de 15 mil peças, muitas delas sobre a presença portuguesa na Ásia, desde máscaras ao mobiliário, passando por armaduras, mapas, têxteis, biombos, porcelanas, terracotas, desenhos e pinturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Localizado em Alcântara, o museu foi instalado após obras de recuperação e adaptação do edifício originalmente desenhado pelo arquiteto João Simões, construído em 1939, um dos símbolos da arquitetura portuária do Estado Novo. O novo projeto é da autoria dos arquitetos João Luís Carrilho da Graça e Rui Francisco.

Constituída em 18 de março de 1988, a Fundação Oriente tem como objetivos a realização e o apoio a iniciativas de carácter cultural, científico, educativo, artístico e social, sobretudo em Portugal e em Macau. Também desenvolve iniciativas de defesa do património cultural ligado à língua e à história da presença de Portugal no Oriente, a promoção dos estudos orientais em Portugal, e dos estudos internacionais sobre a presença portuguesa na Ásia.

Com delegações em Macau, na Índia e em Timor-Leste, a Fundação Oriente também desenvolve um programa de bolsas de estudo de investigação, de doutoramento e de língua e cultura portuguesa e línguas e culturas orientais, promovendo ainda o ensino da língua portuguesa em Macau, Goa e Timor-Leste.