O Mazda CX-3, o SUV mais vendido da marca nipónica no mercado nacional, vai chegar a Portugal no início de 2019 com a actualização que acaba de ser revelada no Salão de Nova Iorque. A renovação em causa, a segunda desde o lançamento do modelo em 2015, foca-se principalmente nos motores Skyactiv e num conjunto mais abrangente de tecnologias de segurança. Isto a par de alterações estéticas, naquilo que a marca opta por descrever como um “design mais maduro”. Mas já lá vamos.

O construtor garante que as motorizações ao dispor do renovado CX-3 foram “amplamente modificadas”. No que toca ao diesel (Skyactiv-D), as melhorias introduzidas vão ao encontro da norma de emissões Euro 6d-Temp, nomeadamente em emissões reais, o que foi conseguido através de uma temperatura de combustão mais baixa, graças a um aumento da cilindrada do bloco de quatro cilindros. Só isto, de acordo com a Mazda, garante menores emissões de NOx, sendo que um catalisador reduz os componentes de óxido de azoto remanescentes nos gases de escape para os níveis exigidos pela norma Euro 6d-Temp.

Já o motor a gasolina Skyactiv-G foi também alvo de actualizações, no sentido de reduzir as emissões de partículas, frequentemente encontradas em blocos de injecção directa. O fabricante afiança que, mesmo sem um filtro de partículas, esta unidade “cumpre os mais exigentes requisitos da norma de emissões Euro 6d-Temp, incluindo o número de partículas através de um teste RDE”, ou seja, em condições reais.

A renovação contempla ainda novos conteúdos ao nível dos sistemas de segurança i-Activsense, incluindo um novo assistente de tráfego, em combinação com a transmissão automática, e um sistema de iluminação Matrix LED.

Exteriormente, a grelha dianteira foi redesenhada e os clientes passam a poder optar pela pintura Soul Red Crystal e pelas novas jantes de liga leve de 18”, dependendo do mercado e do nível de equipamento.

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