Um topo de gama digno desse nome tem de reunir argumentos que lhe permitam, por um lado, distanciar-se dos demais modelos do portefólio do fabricante; por outro, ter algo suficientemente avançado que lhe permita (também) posicionar-se como um produto mais atractivo que os seus concorrentes directos. Na Mercedes, esse estatuto é detido pelo Classe S, sedan de luxo que entre nós é comercializado por valores que começam nos 117.600€ do S 350 d (286 cv), mas que podem saltar quase para o dobro, no caso do Mercedes-Maybach S 560 4MATIC (469 cv), que custa por cá 190.550€.

Tendo o leitor agora presente os valores em causa, saiba que um dos atributos que diferencia o mais caro dos Mercedes reside no conforto a bordo, para o que contribuem bancos inovadores. “No novo Classe S, temos um equipamento em estreia que pode fazer parar o mundo durante um instante: o controlo de conforto Energizing oferece uma combinação inteligente com a activação de cores, sons, luzes, aromas e até massagens nos bancos. Pequenos impulsos que revitalizam ou descontraem e, portanto, aumentam os seus níveis de performance”, lê-se no site da marca.

Imagem do catálogo do Mercedes Classe S

Esses bancos que ora podem aquecê-lo nos dias mais frios ou refrescá-lo quando a temperatura aumenta, também podem fazer-lhe diferentes tipos de massagens. E essa experiência terá sido de tal forma impressionante, pela positiva, para um ‘repórter’ do canal de YouTube What’s Inside? que o homem não se inibiu de ir até Estugarda e, ao lado do responsável pelo desenvolvimento dos bancos na Mercedes, Johan Boose, pegou numa faca e tratou de fazer justiça ao nome do programa. Ou seja, para mostrar o que escondem os bancos dianteiros multicontorno dinâmicos do Classe S, com função de massagem, esventrou um. Com uma navalha afiada cortou a pele que protege o assento com uma determinação comparável à de um talhante que trincha uma peça de carne à vista do cliente. E depois lá continuou a expor “as vísceras” do banco, abrindo e rasgando, para dar a ver a tecnologia por detrás de uns assentos que custam 2.200€.

Se não acredita, ou se está curioso para saber que “truques” fazem dos bancos do Classe S uma espécie de spa, nada como ver o vídeo:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR